CNBC
Dina Powell, deputy national security adviser for strategy.

CNBCMeta nomeia aliada de Trump, Dina Powell McCormick, como presidente e VP do conselho

Mundo

Parlamentares dos EUA viajarão à Dinamarca em meio a pressões sobre a Groenlândia

Publicado 12/01/2026 • 19:11 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • A viagem ocorre na tentativa de demonstrar unidade entre os Estados Unidos e o país nórdico, enquanto o presidente norte-americano, Donald Trump, continua a ameaçar tomar a Groenlândia.
  • O senador Chris Coons, democrata de Delaware, lidera a viagem de pelo menos nove parlamentares, incluindo o senador republicano Thom Tillis, da Carolina do Norte.
  • As tensões entre Washington, Dinamarca e Groenlândia aumentaram neste mês (janeiro de 2026), à medida que Trump e sua administração pressionam a questão e a Casa Branca considera uma série de opções — inclusive o uso da força militar — para adquirir a vasta ilha no Ártico.

Pixabay

Bandeira da Dinamarca

Uma delegação bipartidária do Congresso dos Estados Unidos viajará a Copenhague, na Dinamarca, ainda nesta semana na tentativa de demonstrar unidade entre os Estados Unidos e o país nórdico, enquanto o presidente norte-americano, Donald Trump, continua a ameaçar tomar a Groenlândia.

O senador Chris Coons, democrata de Delaware, lidera a viagem de pelo menos nove parlamentares, incluindo o senador republicano Thom Tillis, da Carolina do Norte.

O grupo estará em Copenhague na sexta-feira (16) e no sábado (17), segundo um assessor do Congresso familiarizado com o planejamento da viagem. Ele afirma que os parlamentares devem se reunir com autoridades de alto escalão dos governos da Dinamarca e da Groenlândia, além de líderes empresariais.

Leia mais:
Líder oposicionista venezuelana se encontrará com Donald Trump
Senador dos EUA processa governo Trump por retaliação após vídeo a tropas; entenda

As tensões entre Washington, Dinamarca e Groenlândia aumentaram neste mês (janeiro de 2026), à medida que Trump e sua administração pressionam a questão e a Casa Branca considera uma série de opções — inclusive o uso da força militar — para adquirir a vasta ilha no Ártico.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, advertiu que uma eventual tomada americana da Groenlândia significaria o fim da Otan. O líder da Groenlândia também divulgou outro comunicado nesta segunda-feira (12), afirmando que a Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca e integra a Otan por meio do Estado dinamarquês.

Ao mesmo tempo, diplomatas da Dinamarca e da Groenlândia devem viajar a Washington ainda nesta semana para reuniões com o secretário de Estado, Marco Rubio.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;