CNBC

CNBCIA de Elon Musk entra na mira da Justiça dos EUA; entenda

Notícias do Brasil

Trump elogia Reza Pahlavi, mas diz não saber se opositor teria apoio para liderar o Irã

Publicado 15/01/2026 • 07:37 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Irã em foco: Trump diz que regime iraniano pode cair, mas evita apoiar um sucessor específico.
  • Presidente americano elogia opositor Reza Pahlavi, mas questiona sua capacidade de obter apoio interno.
  • EUA ainda não definiram posição clara sobre uma transição política em Teerã.
Trump e Reza Pahlavi

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (14) que o opositor iraniano Reza Pahlavi “parece uma pessoa muito boa”, mas disse não ter certeza se ele conseguiria reunir apoio suficiente dentro do Irã para assumir o poder em um eventual colapso do regime.

Em entrevista exclusiva à Reuters no Salão Oval, Trump avaliou que há chances de o governo clerical iraniano cair diante da onda de protestos reprimida com violência, que, segundo relatos, já deixou milhares de mortos, mas demonstrou cautela ao falar sobre o papel de Pahlavi, filho do último xá do Irã, deposto na Revolução Islâmica de 1979.

“Ele parece muito simpático, mas eu não sei como ele se sairia dentro do próprio país”, disse Trump. “Não sabemos se o país aceitaria a liderança dele. Se aceitassem, tudo bem para mim, mas ainda não chegamos a esse ponto.”

As declarações ampliam o tom de cautela adotado por Trump em relação a Reza Pahlavi. Na semana passada, o presidente americano já havia afirmado que não pretendia se reunir com o opositor iraniano, apesar de pressões de grupos que defendem uma transição política no país.

Leia também: Irã fecha espaço aéreo e inteligência ocidental vê ataque dos EUA como “iminente”

Reza Pahlavi e a posição fragmentada no Irã

Reza Pahlavi, de 65 anos, vive nos Estados Unidos e está fora do Irã desde antes da queda de seu pai. Nos últimos anos, tornou-se uma das vozes mais visíveis da oposição no exterior, especialmente entre grupos monarquistas. No entanto, analistas destacam que a oposição iraniana permanece profundamente fragmentada e com pouca estrutura organizada dentro do país.

Para Sanam Vakil, vice-diretora do programa de Oriente Médio e Norte da África do think tank Chatham House, Pahlavi ganhou projeção entre parte dos manifestantes, mas seu real apoio interno é difícil de medir. “É muito complicado avaliar quanto apoio ele tem, ou quanto qualquer figura tem hoje dentro do Irã”, afirmou.

Leia também: Manifestante de 26 anos tem execução suspensa no Irã após pressão internacional

Possível colapso do regime e cautela dos EUA

Trump afirmou que é possível que o governo em Teerã venha a ruir em meio às manifestações, mas ponderou que “qualquer regime pode cair”. “Se vai cair ou não, o fato é que estamos entrando em um período muito interessante”, disse.

O presidente americano tem ameaçado repetidamente intervir em apoio aos manifestantes iranianos, mas suas declarações indicam que Washington ainda não definiu um nome ou um modelo claro para uma eventual transição política no país.

Leia também: Trump sinaliza trégua no Irã, elogia nova líder da Venezuela e faz ofensiva contra “cidades-santuário”

Na mesma entrevista, Trump voltou a atribuir ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, a responsabilidade pelo impasse nas negociações de paz com a Rússia, afirmou que o presidente russo estaria “pronto para um acordo” e descartou críticas republicanas à investigação do Departamento de Justiça sobre o presidente do Federal Reserve.

(*com informações da Reuters)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;