Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Anfavea: produção de veículos cresce 3,5% em 2025 e vê forte avanço nas exportações
Publicado 15/01/2026 • 10:25 | Atualizado há 3 horas
IA de Elon Musk entra na mira da Justiça dos EUA; entenda
Cerebras fecha megacontrato com OpenAI e aquece corrida por chips de IA
Ataques de Trump ao Fed colocam em risco a estabilidade financeira global, alerta ex-presidente do BCE
A cartilha de Trump sobre Groenlândia, Venezuela e Irã para enfrentar a China
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Publicado 15/01/2026 • 10:25 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Pixabay
Anfavea divulga dados de produção de veículos.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou na manhã desta quinta-feira (15) que a produção de veículos no Brasil encerrou 2025 em trajetória de crescimento, consolidando o melhor ano da indústria automotiva desde 2019. O balanço mostra avanço da produção, forte alta dos emplacamentos no mercado interno e desempenho positivo das exportações, especialmente no segundo semestre.
De acordo com a Anfavea, as montadoras produziram 2,65 milhões de veículos em 2025, alta de 3,5% em relação a 2024. O resultado reflete melhora do ritmo fabril ao longo do ano, apesar de paradas pontuais e ajustes de produção em alguns meses.
Os emplacamentos somaram 2,89 milhões de unidades, crescimento de 2,1% em base anual, impulsionados pela normalização do crédito, maior oferta de modelos e renovação de frotas. Já as exportações totalizaram 528 mil veículos, avanço expressivo de 32,1%, com destaque para os mercados da América do Sul, especialmente Argentina, Chile e Colômbia.
Leia também: Vendas de veículos crescem 8% em 2025, impulsionadas por motos, segundo a Fenabrave
“O patamar elevado da taxa Selic e a persistência de tensões geopolíticas, que limitaram uma recuperação mais consistente do setor ao longo de 2025, seguem presentes neste início de ano. Esse cenário nos leva a projetar um comportamento de mercado em 2026 bastante semelhante ao observado no segundo semestre do ano passado”, afirmou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

Ao longo de 2025, a Anfavea também reforçou sua preocupação com o avanço dos veículos importados, que cresceu 6,6% no mercado brasileiro. No acumulado do ano, o país importou 497.765 veículos, o maior volume dos últimos 11 anos.
O número se aproxima do pico registrado em 2014, quando 617.023 veículos estrangeiros entraram no país. A diferença, segundo a entidade, está na origem desses modelos. Enquanto naquela época a Argentina era o principal fornecedor, em 2025 a China assumiu protagonismo entre os importados.
O país asiático representou 37,6% dos 498 mil importados emplacados no Brasil em 2025. Assim, pela primeira vez, Mercosul e México não lideraram a lista, com países fora desses tradicionais parceiros representando 50,2% dos importados vendidos no país.
Leia também: Como os veículos eletrificados aceleram o futuro do mercado automotivo no Brasil
“Nossa expectativa é que o fluxo de entrada de modelos eletrificados importados se reduza ao longo de 2026, com o início da produção nacional de veículos híbridos e elétricos em diversas fábricas instaladas no país, o fim dos incentivos à importação de kits para SKD e CKD e a recomposição da alíquota do Imposto de Importação, prevista para julho”, disse Igor Calvet.
A virada ocorreu ao longo do ano e ficou evidente a partir de julho, com a expansão acelerada das montadoras chinesas no mercado brasileiro.
Em 2025, seis novas marcas chinesas estrearam no país: Denza, MG Motor, GAC, Leapmotor, Omoda & Jaecoo e Geely.
Esse movimento, segundo a Anfavea, altera a dinâmica competitiva do setor e pressiona a indústria local, especialmente em segmentos de maior valor agregado e eletrificação, exigindo resposta em investimentos, tecnologia e escala produtiva.
Leia também: Veículos elétricos: Brasil precisa ser também um desenvolvedor da tecnologia
Para a entidade, os dados de 2025 mostram uma indústria em recuperação, mas ainda distante do potencial histórico. O avanço das importações, a concorrência internacional e o ritmo mais fraco da produção acendem alertas para 2026, ao mesmo tempo em que o desempenho das exportações aparece como um fator de sustentação relevante para o setor automotivo brasileiro.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
CSN prepara venda de ativos para desalavancar até R$ 18 bilhões em 2026
2
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
3
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
4
O que é liquidação extrajudicial? Entenda regime aplicado pelo BC à Reag
5
Lucratividade extraordinária? Fundo ligado à Reag multiplicou patrimônio em 30 mil vezes após operação com Banco Master