CNBC

CNBCTrump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade

Mundo

Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade

Publicado 16/01/2026 • 21:36 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Trump planeja perdoar a ex-governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, informou um funcionário da Casa Branca.
  • Vázquez declarou-se culpada em agosto de uma violação de financiamento de campanha em um caso federal que, segundo as autoridades, também envolveu um ex-agente do FBI e um banqueiro venezuelano.
  • Os procuradores federais buscavam um ano de prisão, algo que os advogados de Vázquez contestaram, acusando os promotores de violarem um acordo de confissão firmado no ano passado, que resultou na retirada de acusações anteriores, incluindo suborno e fraude.

Wikimedia Commons

Wanda Vázquez, ex-governadora de Porto Rico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja perdoar a ex-governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, informou um funcionário da Casa Branca nesta sexta-feira (16).

Vázquez declarou-se culpada em agosto de uma violação de financiamento de campanha em um caso federal que, segundo as autoridades, também envolveu um ex-agente do FBI e um banqueiro venezuelano. Sua sentença estava marcada para o final deste mês.

Os procuradores federais buscavam um ano de prisão, algo que os advogados de Vázquez contestaram, acusando os promotores de violarem um acordo de confissão firmado no ano passado, que resultou na retirada de acusações anteriores, incluindo suborno e fraude.

Eles observaram que Vázquez concordou em se declarar culpada por aceitar a promessa de uma contribuição de campanha que nunca foi recebida.

Os advogados de Vázquez não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

O funcionário que confirmou o perdão planejado indicou que Trump viu o caso como uma perseguição política e disse que a investigação contra Vázquez, uma republicana alinhada ao Partido Novo Progressista (pró-estado), começou 10 dias depois de ela ter apoiado Trump em 2020. O funcionário não estava autorizado a revelar a notícia nominalmente e falou sob condição de anonimato.

Pablo José Hernández, representante de Porto Rico no Congresso e membro do principal partido de oposição da ilha, condenou o perdão para Vázquez.

Leia mais:
Departamento de Justiça dos EUA investiga governador e prefeito de Minnesota por obstrução federal
Trump oferece mediação sobre o Nilo e adverte contra conflito militar entre Egito e Etiópia

“A impunidade protege e fomenta a corrupção. O perdão mina a integridade pública, destrói a fé na justiça e ofende aqueles de nós que acreditam em uma governança honesta”, disse Hernández, um democrata do Partido Popular Democrático de Porto Rico.

Vázquez, que é advogada, foi a primeira ex-governadora do território dos EUA a se declarar culpada de um crime, especificamente por aceitar uma doação de um estrangeiro para sua campanha política de 2020.

Ela foi presa em agosto de 2022 e acusada de se envolver em um esquema de suborno de dezembro de 2019 a junho de 2020 enquanto era governadora. Na época, ela disse aos repórteres que era inocente.

As autoridades afirmaram que o Gabinete do Comissário de Instituições Financeiras de Porto Rico estava investigando um banco internacional de propriedade do venezuelano Julio Martín Herrera Velutini devido a supostas transações suspeitas que não haviam sido relatadas pelo banco.

Segundo as autoridades, Herrera e Mark Rossini, um ex-agente do FBI que prestava serviços de consultoria a Herrera, teriam prometido apoiar a campanha de Vázquez se ela demitisse o comissário e nomeasse um novo de escolha de Herrera.

Autoridades disseram que Vázquez exigiu a renúncia do comissário em fevereiro de 2020 após supostamente aceitar a oferta de suborno. Ela também foi acusada de nomear um novo comissário em maio de 2020: um ex-consultor do banco de Herrera.

Vázquez foi a segunda mulher a servir como governadora de Porto Rico e a primeira ex-governadora a enfrentar acusações federais.

Ela assumiu o cargo em agosto de 2019, após o ex-governador Ricardo Rosselló renunciar devido a protestos massivos. Vázquez serviu até 2021, após perder as primárias do Partido Novo Progressista para o ex-governador Pedro Pierluisi.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;