CNBC

CNBCTrump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade

Mundo

Garantias de segurança e paz: delegação de Zelensky chega aos EUA para reuniões com equipe de Trump

Publicado 17/01/2026 • 09:15 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • As conversas — que devem se concentrar em garantias de segurança e na recuperação pós-guerra — ocorrerão em Miami.
  • Trump tem pressionado pelo fim da guerra — a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial — e expressado frustração com ambos os lados, sem que haja um avanço significativo no horizonte.
  • O avanço da Rússia no leste da Ucrânia ganhou ritmo desde o outono, com o Kremlin insistindo que tomará à força o restante das terras ucranianas que reivindica como russas, caso a diplomacia falhe.

Negociadores ucranianos chegaram aos Estados Unidos no sábado (17) para conversas com o enviado do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, seu genro Jared Kushner e o secretário do Exército, Dan Driscoll, sobre o fim de quase quatro anos de guerra com a Rússia.

As conversas – que devem se concentrar em garantias de segurança e na recuperação pós-guerra – ocorrerão em Miami, enquanto o quarto aniversário da invasão russa se aproxima e Moscou bombardeia as instalações de energia da Ucrânia em um inverno rigoroso.

O avanço da Rússia no leste da Ucrânia ganhou ritmo desde o outono, com o Kremlin insistindo que tomará à força o restante das terras ucranianas que reivindica como russas, caso a diplomacia falhe.

Trump tem pressionado pelo fim da guerra – a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial – e expressado frustração com ambos os lados, sem que haja um avanço significativo no horizonte. Ele também pressionou a Ucrânia a aceitar termos de paz que, segundo Kiev, equivalem a uma capitulação.

Leia também: Ucrânia fecha escolas em Kiev até fevereiro após bombardeios russos contra infraestrutura energética

“Chegamos aos Estados Unidos”, disse Kyrylo Budanov, o novo chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelensky e chefe da delegação ucraniana.

Ele postou nas redes sociais que ele e sua equipe, incluindo o chefe de segurança Rustem Umerov e o negociador David Arakhamia, teriam “uma conversa importante com nossos parceiros americanos sobre os detalhes do acordo de paz”.

“Está planejada uma reunião conjunta com Steve Witkoff, Jared Kushner e o (secretário do Exército dos EUA) Daniel Driscoll”, afirmou.

Kiev busca clareza de seus aliados sobre as garantias de segurança pós-guerra. O embaixador da Ucrânia nos EUA disse no dia anterior que as discussões focariam em garantias de segurança e reconstrução pós-guerra.

Ainda restam pontos de discórdia entre Kiev e Washington, com a Ucrânia buscando definições sobre garantias de segurança, que considera vitais para impedir que a Rússia invada o país novamente.

Zelensky espera assinar os documentos com os americanos no Fórum Econômico Mundial em Davos, na próxima semana, disse ele a jornalistas – incluindo a AFP – na sexta-feira (16).

Ucrânia sem energia elétrica

Território e garantias de segurança têm sido os temas centrais nas questões pendentes sobre o plano para acabar com a guerra.

O Reino Unido e a França assinaram uma declaração de intenção para enviar tropas à Ucrânia caso ocorra um cessar-fogo – mas Moscou rejeitou o plano, alertando que quaisquer forças estrangeiras seriam “alvos legítimos” para a Rússia.

A equipe ucraniana chegou aos EUA enquanto milhares de pessoas em Kiev e na região circundante enfrentavam temperaturas que chegavam a -19°C com pouco ou nenhum aquecimento.

Kiev informou no sábado que 56 mil famílias na área de Bucha – nos arredores da capital, onde as forças russas cometeram atrocidades em 2022 – estavam sem eletricidade após ataques russos durante a noite.

As escolas na capital ucraniana ficarão fechadas até fevereiro devido a preocupações com a saúde da população, informaram as autoridades. O ministério da energia da Ucrânia disse que a maioria das regiões do país sofre restrições de energia.

“Devido aos constantes ataques massivos da Federação Russa, foi declarado estado de emergência no setor energético ucraniano”, afirmou o ministério.

A Rússia ocupa grandes áreas do sul e leste da Ucrânia. O país afirmou no sábado que suas forças capturaram mais dois povoados ucranianos – nas regiões de Donetsk e Zaporizhzhia.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;