Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Garantias de segurança e paz: delegação de Zelensky chega aos EUA para reuniões com equipe de Trump
Publicado 17/01/2026 • 09:15 | Atualizado há 3 horas
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 17/01/2026 • 09:15 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Negociadores ucranianos chegaram aos Estados Unidos no sábado (17) para conversas com o enviado do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, seu genro Jared Kushner e o secretário do Exército, Dan Driscoll, sobre o fim de quase quatro anos de guerra com a Rússia.
As conversas – que devem se concentrar em garantias de segurança e na recuperação pós-guerra – ocorrerão em Miami, enquanto o quarto aniversário da invasão russa se aproxima e Moscou bombardeia as instalações de energia da Ucrânia em um inverno rigoroso.
O avanço da Rússia no leste da Ucrânia ganhou ritmo desde o outono, com o Kremlin insistindo que tomará à força o restante das terras ucranianas que reivindica como russas, caso a diplomacia falhe.
Trump tem pressionado pelo fim da guerra – a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial – e expressado frustração com ambos os lados, sem que haja um avanço significativo no horizonte. Ele também pressionou a Ucrânia a aceitar termos de paz que, segundo Kiev, equivalem a uma capitulação.
Leia também: Ucrânia fecha escolas em Kiev até fevereiro após bombardeios russos contra infraestrutura energética
“Chegamos aos Estados Unidos”, disse Kyrylo Budanov, o novo chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelensky e chefe da delegação ucraniana.
Ele postou nas redes sociais que ele e sua equipe, incluindo o chefe de segurança Rustem Umerov e o negociador David Arakhamia, teriam “uma conversa importante com nossos parceiros americanos sobre os detalhes do acordo de paz”.
“Está planejada uma reunião conjunta com Steve Witkoff, Jared Kushner e o (secretário do Exército dos EUA) Daniel Driscoll”, afirmou.
Kiev busca clareza de seus aliados sobre as garantias de segurança pós-guerra. O embaixador da Ucrânia nos EUA disse no dia anterior que as discussões focariam em garantias de segurança e reconstrução pós-guerra.
Ainda restam pontos de discórdia entre Kiev e Washington, com a Ucrânia buscando definições sobre garantias de segurança, que considera vitais para impedir que a Rússia invada o país novamente.
Zelensky espera assinar os documentos com os americanos no Fórum Econômico Mundial em Davos, na próxima semana, disse ele a jornalistas – incluindo a AFP – na sexta-feira (16).
Território e garantias de segurança têm sido os temas centrais nas questões pendentes sobre o plano para acabar com a guerra.
O Reino Unido e a França assinaram uma declaração de intenção para enviar tropas à Ucrânia caso ocorra um cessar-fogo – mas Moscou rejeitou o plano, alertando que quaisquer forças estrangeiras seriam “alvos legítimos” para a Rússia.
A equipe ucraniana chegou aos EUA enquanto milhares de pessoas em Kiev e na região circundante enfrentavam temperaturas que chegavam a -19°C com pouco ou nenhum aquecimento.
Kiev informou no sábado que 56 mil famílias na área de Bucha – nos arredores da capital, onde as forças russas cometeram atrocidades em 2022 – estavam sem eletricidade após ataques russos durante a noite.
As escolas na capital ucraniana ficarão fechadas até fevereiro devido a preocupações com a saúde da população, informaram as autoridades. O ministério da energia da Ucrânia disse que a maioria das regiões do país sofre restrições de energia.
“Devido aos constantes ataques massivos da Federação Russa, foi declarado estado de emergência no setor energético ucraniano”, afirmou o ministério.
A Rússia ocupa grandes áreas do sul e leste da Ucrânia. O país afirmou no sábado que suas forças capturaram mais dois povoados ucranianos – nas regiões de Donetsk e Zaporizhzhia.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
Banco Master: como funciona o processo de pagamento do FGC?
3
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
4
Morre André Miceli, referência em inovação e tecnologia no Brasil e CEO da MIT Technology Review Brasil
5
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto