CNBC

CNBCPrincipais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são

Tecnologia & Inovação

Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos

Publicado 18/01/2026 • 20:30 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O foguete SLS, o mais poderoso já construído pela Nasa, está pronto para levar astronautas ao primeiro sobrevoo lunar em mais de 50 anos.
  • A missão Artemis II marca o retorno dos Estados Unidos ao entorno da Lua, etapa-chave para futuras missões de pouso e exploração.
  • Quatro astronautas — três americanos e um canadense — farão uma viagem de cerca de 10 dias ao redor do satélite natural da Terra.
Lateral do fioguete

Jim Watson/AFP

Foguete SLS que serpá na missão lunar Artemis II

A Agência Espacial Americana (Nasa) deu neste sábado (17) um passo decisivo para o retorno humano à Lua ao levar o foguete gigante SLS (Space Launch System) à plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A missão Artemis II levará astronautas a orbitar o satélite natural da Terra pela primeira vez desde 1972, marcando o primeiro voo tripulado ao redor da Lua em mais de meio século.

A operação de transporte do foguete e da cápsula Orion durou cerca de 12 horas e representa uma das últimas etapas antes da decolagem, prevista para ocorrer entre o início de fevereiro e o fim de abril. O conjunto, nas cores laranja e branco, foi retirado do prédio de montagem de veículos e deslocado por 6,5 quilômetros até a Plataforma de Lançamento 39B, em um processo feito com extrema precisão.

Se todos os testes forem concluídos com sucesso, três astronautas americanos e um canadense seguirão rumo à Lua. Eles não pousarão na superfície, mas realizarão um sobrevoo ao redor do satélite, em uma missão de aproximadamente 10 dias, considerada etapa-chave para preparar o retorno definitivo de humanos ao solo lunar.

Leia também: Tripulação da Nasa retorna à Terra após antecipar missão por questão médica

Parte de cima do foguete SLS
Jim Watson/AFP
Foguete SLS – Jim Watson/AFP

Etapa fundamental para o retorno à Lua

A Artemis II é o segundo grande marco do programa Artemis, que tem como objetivo estabelecer uma presença humana sustentável na Lua e, no longo prazo, preparar missões tripuladas a Marte. Antes da decolagem, engenheiros precisam confirmar que o SLS é seguro e viável para voo tripulado, após a missão Artemis I, realizada sem tripulação em novembro de 2022, que testou a cápsula Orion em órbita lunar após anos de adiamentos.

O retorno dos Estados Unidos à Lua também ocorre em um contexto de corrida espacial renovada, com a China avançando em um programa concorrente e anunciando a meta de realizar sua primeira missão tripulada lunar até 2030.

Leia também: Telescópio Hubble se aproxima do fim e pode reentrar na atmosfera da Terra, alerta NASA

Um foguete gigante para uma missão histórica

O foguete SLS pesa mais de 5 mil toneladas e mede 98 metros de altura, tornando-se o mais poderoso já construído pela Nasa. O prédio onde ele foi montado é o mesmo utilizado na década de 1960 para os foguetes Saturno V, que levaram os astronautas do programa Apollo à Lua.

Devido ao seu tamanho e peso, o SLS foi transportado até a plataforma em um veículo modernizado, mas inspirado no mesmo sistema usado para levar os foguetes do programa Apollo há mais de 50 anos.

Leia também: Quem é o novo diretor da NASA aprovado pelo Senado dos EUA

Quem vai à Lua

A tripulação da Artemis II será formada por:

  • Reid Wiseman, comandante
  • Victor Glover, piloto
  • Christina Koch, astronauta
  • Jeremy Hansen, astronauta canadense e ex-piloto de caça

Eles serão os primeiros humanos a viajar até a Lua desde 1972, quando ocorreu a última missão do programa Apollo.

Para a Nasa, a Artemis II representa muito mais do que um voo histórico: é o ensaio geral para a volta definitiva da humanidade à Lua – e um passo estratégico na disputa tecnológica e geopolítica do espaço.

(*com informações do Estadão Conteúdo)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;