Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Conheça Zara Larsson, o novo fenômeno pop da nostalgia dos anos 2000
Publicado 19/01/2026 • 22:25 | Atualizado há 1 dia
Publicado 19/01/2026 • 22:25 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Divulgação
A cantora sueca, que investe na carreira há mais de uma década, vive seu maior momento de glória ao unir estética Y2K, memes virais e uma dose cavalar de nostalgia dos anos 2000.
Se você passou pelo menos cinco minutos no TikTok ou Instagram nos ultimos meses, com certeza se deparou com este cenário: uma imagem vibrante de golfinhos saltando no pôr do sol, uma frase de “baixa autoajuda” e os vocais potentes de Zara Larsson entoando: “I just wanna be part of your symphony”.
O que começou como um meme despretensioso se tornou o combustível para o renascimento global da cantora. Embora Zara esteja na indústria há anos, 2024 e 2025 marcaram a virada de chave onde o reconhecimento finalmente encontrou o seu esforço de longa data.
A nova era de Zara Larsson é a personificação da estética Y2K (anos 2000). Com um carisma natural e muito bom humor, ela não apenas aceitou as brincadeiras da internet, como se tornou a protagonista delas.
Para muitos, o sucesso não vem apenas das batidas pop, mas de um sentimento nostálgico que a cantora conseguiu resgatar. Em uma análise no Instagram, a antropóloga especializada em moda, Veronica Tucker, destaca que essa identidade visual vibrante é uma fuga do “minimalismo bege” que dominou a última década.
“Os ciclos de tendência agora são longos o suficiente para que referências do início dos anos 2000 tenham distância emocional. Cerca de 20 a 25 anos depois, elas já não parecem constrangedoras. Estão prontas para serem habitadas novamente”, explica Tucker.
Segundo a especialista, o visual de Zara (cabelo desbotado pelo sol e com atmosfera praiana) ecoa a estética da TV do início dos anos 2000, como as séries H2O: Meninas Sereias e o filme Aquamarine. É uma energia pop hiperfeminina, sem pedidos de desculpas, que oferece um escapismo aspiracional, mas que ainda parece real para quem viveu aquela época.
Desde o dia 25 de dezembro, a cantora detém a 73ª música mais consumida do Spotify Global. O feito é impressionante por um detalhe: a faixa em questão é “Lush Life”, single lançado originalmente em 2015.
Quase uma década depois, a música, que faz parte do álbum “So Good” (2017), provou ser um clássico moderno, ganhando fôlego novo com a recente onda de nostalgia e os memes virais. Esse desempenho ajudou Zara a atingir uma marca histórica em sua carreira: ela acumula agora o montante de 32,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify, seu maior número até hoje.
A subida meteórica nos números não aconteceu por acaso. O elogiado álbum “Midnight Sun”, lançado em setembro passado, foi o grande catalisador. O projeto não só conquistou os fãs, como também a crítica especializada, rendendo à sueca uma cobiçada indicação ao Grammy 2026.
Para coroar essa fase dourada, Zara uniu forças com outro ícone da estética anos 2000: PinkPantheress. As duas lançaram recentemente o videoclipe oficial de “Stateside”, remix que já vinha ganhando destaque desde que apareceu no álbum de remixes de Pink, o “Fancy Some More?”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
4
Quem é a família Santo Domingo, bilionária que quer comprar o Santos FC
5
Falta de mecânicos vira trunfo estratégico do Brasil na aviação global