Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Meta é acusada de ignorar anúncios de jogos de azar ilegais; entenda
Publicado 21/01/2026 • 07:00 | Atualizado há 3 horas
Publicado 21/01/2026 • 07:00 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Foto: Reprodução
Meta é acusada de ignorar anúncios de jogos de azar ilegais; entenda
A Meta Platfomrs, dona do Facebook e Instagram, foi acusada pela Gambling Commission do Reino Unido, em evento em Barcelona, na Espanha, de ignorar e “fechar os olhos” para anúncios de jogos de azar ilegais dentro da plataforma.
O órgão regulador, em discurso recente, levantou o questionamento sobre a responsabilidade das empresas em não permitir o tipo de propaganda ilegal.
Diretor-executivo da Gambling Comission, Tim Miller, afirmou em nota que “é muito provável” que qualquer usuário que consuma a plataforma da meta, já tenha se deparado com as propagandas envolvendo jogos de azar. O mesmo ainda afirmou que a própria biblioteca da Meta contém registros de anunciantes ilegais.
“É na prática, uma janela para o crime organizado. Se nós conseguimos encontrá-los, a Meta também consegue, mas eles simplesmente optam por não procurar.”
Leia mais: Cade envia questionário ao WhatsApp e Facebook sobre Meta AI
Ainda segundo a Gambling Commision, a Meta chegou a alegar não ter conhecimento prévio sobre a presença dessas propagandas ilegais, até ser notificada, posição que órgão regulador classificou como “simplesmente falsa”.
Segundo noticiado pela Reuters, em resposta as acusações de jogos de azar ilegais dentro da plataforma, um porta-voz da Meta, afirmou que a empresa vem aplicando politicas rigorosas contra publicidades de jogos ilegais.
A empresa de Mark Zuckerberg ainda afirmou que coopera com o órgão regulador inglês em garantir a proteção dos usuários presentes na plataforma.
Parte da crítica feita pela Gambling Commisson, afirma que a Meta possui tecnologia suficiente para filtrar as propagandas que não fazem parte do “Gamstop”, ou seja, plataformas de jogos de azar que seguem em funcionamento sem aplicar medidas para minimizar o impacto em “jogadores problemáticos”.
Tim Miller comentou que, “ao invés de usar ferramentas internas como filtros por palavra-chave para prevenir esse tipo de anúncio, a empresa espera as denúncias dos órgãos reguladores.”
Leia mais: Wikimedia anuncia acordos com empresas de IA como Amazon, Meta e Microsoft
Até o momento, a Meta ainda não divulgou medidas para ao menos minimizar o acesso de plataformas de jogos de azar dentro de sites como Facebook e Instagram. A Gambling afirma que os esforços de diálogo com a empresa de Zuckerberg, tem produzido “progressos muito limitados”, mas que há expectativas que o tema volte a ser debatido.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Caso Banco Master se amplia após Banco Central liquidar Will Financeira
3
Quem é a família Santo Domingo, bilionária que quer comprar o Santos FC
4
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
5
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi