CNBC

CNBCJerome Powell pode permanecer no Fed mesmo após ser destituído; entenda

Mundo

Desafio a Trump? Ministro russo desembarca em Cuba após captura de Maduro

Publicado 20/01/2026 • 20:13 | Atualizado há 4 horas

AFP

KEY POINTS

  • Segundo Moscou, Vladimir Kolokoltsev visita o país do Caribe para "reuniões bilaterais".
  • Em uma declaração ao canal de televisão estatal Rossiya-1, feita no aeroporto da capital cubana, o ministro Kolokoltsev relembrou a posição de Moscou sobre o ataque das forças americanas no início de janeiro em Caracas, que levou à captura do presidente Nicolás Maduro.
  • "Na Rússia, consideramos isso um ato de agressão armada injustificado contra a Venezuela", declarou ele.

O ministro do Interior da Rússia, Vladimir Kolokoltsev, está em Cuba nesta terça-feira (20) para “reuniões bilaterais”, anunciou a embaixada da Rússia em Havana, em um momento em que Washington intensifica a pressão sobre a ilha comunista.

“Vladimir Kolokoltsev realizará uma série de reuniões bilaterais e também participará de atividades comemorativas”, informou a embaixada nas redes sociais.

O ministro foi recebido no aeroporto de Havana pelo colega cubano, Lazaro Alberto Alvarez, detalhou a representação diplomática em sua mensagem, acompanhada de um vídeo que mostra a chegada.

“É um grande prazer receber em Havana o ministro do Interior da Rússia, Vladimir Kolokoltsev, que chegou ontem à noite (segunda-feira) à República irmã de Cuba para reforçar a cooperação bilateral e a luta contra a criminalidade”, afirmou o embaixador russo em Havana, Victor Koronelli, em sua conta no X (antigo Twitter).

Cuba reafirma estar pronta para o diálogo com Washington, mas sem ‘concessão política’

Em uma declaração ao canal de televisão estatal Rossiya-1, feita no aeroporto da capital cubana, o ministro Kolokoltsev relembrou a posição de Moscou sobre o ataque das forças americanas no início de janeiro em Caracas, que levou à captura do presidente Nicolás Maduro.

“Na Rússia, consideramos isso um ato de agressão armada injustificado contra a Venezuela”, declarou ele.

“Este ato não pode, de forma alguma, ser justificado e prova mais uma vez a necessidade de reforçar a vigilância e consolidar todos os esforços visando conter fatores externos”, acrescentou, sem dar mais detalhes.

A visita do ministro russo ocorre no momento em que o presidente americano Donald Trump intensificou as ameaças contra Cuba após a operação na Venezuela. Durante essa incursão, 32 militares cubanos, alguns dos quais faziam parte da equipe de segurança de Nicolás Maduro, foram mortos.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, por sua vez, desmentiu as declarações de Donald Trump sobre negociações em curso com os Estados Unidos.

Rússia e Cuba fortaleceram seus laços desde que Moscou lançou sua ofensiva contra a Ucrânia em 2022. Em sua visita anterior a Havana em 2023, Vladimir Kolokoltsev foi recebido por Miguel Díaz-Canel e pelo ex-líder Raúl Castro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;