CNBC

CNBCJerome Powell pode permanecer no Fed mesmo após ser destituído; entenda

Mundo

Secretário de Comércio dos EUA detalha estratégia econômica e alianças; confira

Publicado 20/01/2026 • 20:46 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Tensões comerciais com a Europa: Lutnick afirmou que os acordos tarifários e comerciais são “sólidos e estáveis” e que eventuais desentendimentos não comprometem a aliança com os aliados europeus
  • Crescimento e indústria: EUA projetam mais de 5% de crescimento e novos empregos com investimentos industriais
  • Juros e imóveis: cortes de juros podem estimular construção de casas e fortalecer a economia

Direto do Fórum Econômico Mundial em Davos, Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, abordou os desafios econômicos e estratégicos enfrentados pelos EUA e seus aliados.

Sobre as recentes tensões com a Europa por causa da Groenlândia, Lutnick afirmou que “nossos acordos tarifários e comerciais com a Europa e o Reino Unido são sólidos e estáveis” e reforçou que qualquer mudança não seria vantajosa para os europeus.

Ele destacou que a diplomacia continuará em evidência e que eventuais desentendimentos comerciais não comprometem a aliança estratégica com os parceiros europeus.

Ao falar sobre o crescimento econômico americano, Lutnick citou que o país registrou 4,3% de crescimento no terceiro trimestre e que no primeiro trimestre deste ano espera-se superar 5% de expansão, graças a uma política industrial focada em investimentos internos.

Leia mais:
Davos: EUA são boa conexão, mas precisamos de China, Índia e Mercosul, diz premiê do Canadá
CNBC entrevista Trump nesta quarta, direto do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Ele lembrou a abertura de uma fábrica da Micron em Nova York, de 100 bilhões de dólares e 25 mil empregos, como exemplo de como os EUA estão reindustrializando o país.

Lutnick também comentou sobre os desafios do setor imobiliário e dos juros altos, que têm prejudicado a construção de moradias.

Segundo ele, cortes de juros poderiam estimular a economia, reduzir a idade média de quem compra casa e aumentar a acessibilidade para os jovens.

“Se cortarmos as taxas de juros em 100 pontos base, vocês verão os Estados Unidos crescer em 6% ou mais”, afirmou.

No debate sobre política industrial e energia, o secretário destacou que a administração Trump busca fomentar empregos e fábricas em todo o país, com ênfase na geração de energia.

Ele explicou que o objetivo é atingir 100 gigawatts de potência instalada, reduzindo em cerca de 10% o custo da eletricidade para os americanos.

Para Lutnick, essa estratégia é parte de um esforço mais amplo para fortalecer a economia doméstica e garantir competitividade global.

Por fim, Lutnick reafirmou que a administração está comprometida em trazer empregos e investimentos de volta à América, proteger a base industrial e manter relações comerciais estáveis com aliados, mesmo em meio a divergências pontuais.

“Donald Trump trabalha para o povo americano e nossa economia. O foco é criar empregos e fortalecer a indústria interna”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;