CNBC
OpenEvidence, the ‘ChatGPT for doctors,’ doubles valuation to $12 billion

CNBCOpenEvidence, o ‘ChatGPT para médicos’, dobra valuation e chega a US$ 12 bilhões

Empresas & Negócios

Fábrica da Schneider Electric na China é reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência global em talentos

Publicado 21/01/2026 • 10:50 | Atualizado há 8 horas

KEY POINTS

  • Schneider Electric tem fábrica na China reconhecida como Global Lighthouse for Talent pelo WEF.
  • Uso de IA e novos modelos de trabalho reduzem rotatividade de técnicos de 48% para 6%.
  • Transformação coloca talentos no centro da estratégia industrial e acelera inovação.
Fachada da fábrica da Schneider Eletric em Wuhan, China

Schneider Eletric

A Schneider Electric informou que sua fábrica de Wuhan, na China, foi nomeada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como uma Global Lighthouse for Talent, reconhecimento concedido a apenas três unidades industriais em todo o mundo.

A designação faz parte da Global Lighthouse Network, iniciativa do Fórum Mundial com McKinsey & Company e identifica operações de classe mundial com desempenho excepcional em produtividade, resiliência da cadeia de suprimentos, sustentabilidade, centralidade no cliente e desenvolvimento de talentos.

Esta é a nona vez que a Schneider Electric integra a rede global de Lighthouses e o primeiro reconhecimento da companhia na categoria Talent, introduzida recentemente para destacar sites industriais que promovem impacto transformador na força de trabalho por meio de novos modelos de trabalho, qualificação e uso avançado de tecnologia.

Schneider e o talento no centro da transformação industrial

Hub estratégico da cadeia de suprimentos da Schneider Electric na China e referência em digitalização industrial, a unidade de Wuhan enfrentou desafios relevantes impulsionados pela rápida automação e pela expansão de 239% do portfólio de produtos.

Há cinco anos, apenas 20% dos colaboradores tinham qualificação em automação, o onboarding levava até 75 dias e a rotatividade de técnicos chegava a 48%.

Para reverter esse cenário, a empresa implementou um modelo de força de trabalho centrado nas pessoas e preparado para o futuro, combinando inteligência artificial, parcerias educacionais e aprendizado contínuo.

Resultados-chave do novo modelo

  • Pipeline de talentos para o futuro: parcerias com 11 escolas técnicas, com programas digitais, laboratórios de IA e bolsas de estudo.
  • Gestão de competências orientada por IA: uso de IA agêntica para mapear lacunas, personalizar treinamentos e estruturar trilhas de carreira com pay-for-skills. A prontidão da força de trabalho saltou de 20% para 76%, com 56% dos colaboradores requalificados.
  • Programação centrada nas pessoas: melhor alocação de tarefas reduziu horas extras e elevou a performance operacional.
  • Manutenção assistida por IA generativa: suporte inteligente e mentoria reduziram o tempo de reparo e derrubaram a rotatividade de técnicos de 48% para 6%.
  • Introdução de novos produtos acelerada por IA: automação de tarefas repetitivas reduziu o lead time de novos produtos de 36 para 12 meses, uma queda de 66,7%.

“A Quarta Revolução Industrial é tanto sobre pessoas quanto sobre tecnologia”, afirmou Mourad Tamoud, Chief Supply Chain Officer da Schneider Electric. “Quando IA e potencial humano trabalham juntos, é possível construir forças de trabalho resilientes, ágeis e prontas para o futuro.”

Para Kiva Allgood, Managing Director do Fórum Econômico Mundial, a competitividade industrial passou a ser definida pela capacidade de adaptação rápida e inteligência operacional, com resiliência e sustentabilidade no centro das decisões.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;