Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Publicado 22/01/2026 • 12:09 | Atualizado há 3 horas
Publicado 22/01/2026 • 12:09 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Divulgação Nvidia
Jensen Huang, fundador da Nvidia
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que o boom da IA criará “salários de seis dígitos” para aqueles que constroem as fábricas que a sustentam — tornando-se o mais recente líder a recomendar profissões técnicas qualificadas à medida que a IA atinge os empregos de escritório.
Huang, uma das vozes mais importantes em inteligência artificial, adotou um tom otimista sobre seu impacto no mercado de trabalho em seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na quarta-feira.
“Esta é a maior expansão de infraestrutura na história da humanidade, o que criará muitos empregos”, disse Huang.
“É maravilhoso que os empregos estejam relacionados ao trabalho técnico, e teremos encanadores, eletricistas, trabalhadores da construção civil e siderúrgicos, técnicos de rede e pessoas que instalam e equipam os aparelhos.”
Huang acrescentou que estava vendo um “boom bastante significativo” nesta área, com os salários quase dobrando.
“E então estamos falando de salários de seis dígitos para pessoas que estão construindo fábricas de chips ou fábricas de computadores ou fábricas de IA”, acrescentou ele.
A possibilidade de a IA eliminar empregos dominou as conversas no WEF esta semana, depois que a tecnologia foi vista como contribuinte para quase 55.000 demissões nos EUA em 2025, de acordo com dados de dezembro da consultoria Challenger, Gray & Christmas.
Amazon, Salesforce, Accenture e Lufthansa estiveram entre as empresas que citaram a IA como motivo para demitir funcionários em 2025.
Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, disse na terça-feira que a IA está “atingindo o mercado de trabalho como um tsunami, e a maioria dos países e empresas não está preparada para isso”.
No entanto, a pesquisa da Microsoft em 2025 descobriu que os empregos de colarinho azul eram os menos propensos a serem automatizados e, portanto, mais seguros contra cortes de vagas e demissões.
As funções citadas variaram de flebotomistas a ajudantes, pintores, gesseiros e engenheiros navais.
A pesquisa, que analisou dados de 200.000 conversas com o Microsoft Bing Copilot entre janeiro e setembro de 2024, focou no quanto os usuários buscavam assistência do chatbot para concluir uma tarefa.
Profissionais que realizavam trabalho físico, seja com pessoas ou máquinas, tinham menor probabilidade de depender da IA.
“Todo mundo deveria ser capaz de ter uma ótima vida. Você não precisa ter um doutorado em ciência da computação para isso”, disse Huang.
Roxana Mînzatu, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, disse à CNBC que os jovens deveriam buscar formação profissional para garantir essas funções de colarinho azul.
Leia também: Pesquisa da PwC aponta que Brasil lidera uso de inteligência artificial entre profissionais
“Tive uma discussão com a indústria de semicondutores. Eles estão procurando por 75.000 pessoas com formação profissional — técnicos [e] diferentes tipos de diplomas”, disse Mînzatu.
Quando questionada sobre a IA eliminar funções de nível iniciante e dificultar a entrada no mercado de trabalho, ela disse: “Não estou tão preocupada com a capacidade da geração jovem”.
Enquanto isso, os empregos de colarinho azul parecem ser mais atraentes para a Geração Z, em parte devido ao alto custo de obter um diploma de bacharel nos EUA.
Cálculos do CNBC Make It em 2025 indicaram que o custo anual de frequentar uma faculdade pública estadual de quatro anos aumentou cerca de 30% entre 2011 e 2023.
“Há cerca de 2 milhões de estudantes a menos em uma universidade tradicional de quatro anos agora do que em 2011”, disse Nich Tremper ao CNBC Make It na época.
No primeiro trimestre de 2024, a Geração Z representava 18% da força de trabalho, mas formava quase 25% de todas as novas contratações em trabalhos técnicos qualificados naquele ano, de acordo com a Gusto.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”
4
Banco do Brasil adota postura cautelosa para dividendos
5
Mastercard amplia participação no BRB; veja como a empresa chegou a 6,93% do banco