CNBC

CNBCEx-integrante do governo Trump quer construir megadata center na Groenlândia. O plano vai dar certo?

Mundo

Estrutura para acordo da Groenlândia será incrível para os EUA, diz Trump

Publicado 22/01/2026 • 19:12 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • Trump afirmou que a estrutura do acordo envolvendo a Groenlândia está “sendo trabalhada” e prometeu que será “incrível para os Estados Unidos”.
  • Em entrevista à CNBC, o presidente disse que o entendimento inclui participação americana em direitos minerais, cooperação em segurança e integração ao projeto de defesa Golden Dome.
  • Trump também afirmou que o acordo teria caráter permanente e que os detalhes finais ainda estão em negociação.
Donald Trump

Foto: JONATHAN ERNST

Donald Trump

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (22) que a estrutura para o acordo da Groenlândia está “sendo trabalhada” e que “será incrível para os Estados Unidos”.

Em postagem na rede Truth Social, o republicano também disse que o “Conselho da Paz” é algo que o mundo “nunca viu antes – muito especial”.

De volta a Washington D.C., ele afirmou ainda que teve uma estadia incrível em Davos.

Leia mais:
Plano de Donald Trump para liberar chips de IA da Nvidia à China enfrenta resistência no Congresso dos EUA
Executivo do JPMorgan na Europa diz que linha dura de Trump favorece os negócios

Na quarta-feira (21), em entrevista exclusiva à CNBC, Trump deu mais detalhes sobre o que chamou de um “conceito de acordo” envolvendo a Groenlândia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo ele, o entendimento inclui participação americana em direitos minerais e integração ao projeto de defesa antimísseis, conhecido como Golden Dome.

“Sim, o Golden Dome. Eles vão ser envolvidos no Golden Dome. E eles vão ser envolvidos em direitos minerais, então…”, afirmou. Em outro momento, acrescentou: “Bom, nós temos um conceito de acordo. Eu acho que vai ser um bom negócio para os Estados Unidos e também para eles.”

Trump também indicou que o acordo teria caráter permanente. Ao ser questionado sobre a duração do entendimento, respondeu: “Sim, para sempre.”

Durante a entrevista, o presidente afirmou ainda que o plano envolve cooperação mais ampla no Ártico e em temas de segurança. “Nós vamos trabalhar juntos em algo que tenha a ver com o Ártico como um todo (…) tem a ver com a segurança, a grande segurança e outras coisas.”

Questionado se o acordo teria natureza de propriedade, Trump evitou detalhar os termos e afirmou que a estrutura ainda está em discussão. “Um acordo de propriedade? Um acordo… Bem, é um pouco complexo, mas explicaremos isso depois.”

Ele também comparou o entendimento a cenários de conflito ao dizer: “Isso é melhor do que uma guerra de 1980.”, “Isso é duas horas depois da guerra.” e “Melhor do que a guerra de Obama.” Trump acrescentou que não imaginava que a Groenlândia pudesse ganhar contornos de tensão armada no cenário internacional. “Eu nunca pensei que a Groenlândia, que os eventos geopolíticos incluiriam uma guerra de tiros.”

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;