CNBC

CNBCTikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA

Empresas & Negócios

TikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA

Publicado 22/01/2026 • 22:23 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • TikTok criou uma joint venture nos EUA que operará como entidade independente, com controle majoritariamente americano.
  • Adam Presser foi nomeado CEO da nova operação; a controladora ByteDance manterá 19,9% de participação.
  • Movimento ocorre após anos de pressão regulatória e risco de restrições ou banimento da plataforma no país.

Li Hongbo/VCG via Reuters Connect

TikTok nos EUA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (23) a criação formal de uma joint venture nos Estados Unidos, estrutura que permitirá a continuidade das operações do aplicativo no país em meio às pressões regulatórias e políticas sobre a empresa.

Segundo a companhia, a nova operação terá status de entidade independente e será comandada por Adam Presser, que assume como CEO da TikTok USDS Joint Venture. Presser era responsável pelas áreas de operações, confiança e segurança da plataforma. O atual CEO global do TikTok, Shou Chew, vai integrar o conselho de administração da nova empresa.

Leia mais:
Oracle, Silver Lake e MGX serão principais investidores do TikTok nos EUA
ByteDance investirá R$ 200 bilhões em data center no Brasil, anuncia TikTok

A governança da joint venture será feita por um conselho de sete membros, com maioria de representantes americanos. Além de Chew, o grupo inclui executivos e investidores ligados a empresas como TPG Global, Susquehanna International Group, Silver Lake, DXC Technology, Oracle e MGX.

De acordo com o comunicado, a controladora chinesa ByteDance vai manter participação de 19,9% na nova estrutura. Os principais investidores responsáveis pela gestão da joint venture nos EUA serão Silver Lake, Oracle e MGX.

A reorganização ocorre após anos de incerteza regulatória. A ByteDance havia sido alvo de uma lei de segurança nacional, assinada durante o governo Joe Biden, que previa a venda das operações americanas do TikTok ou o banimento do aplicativo no país. No entanto, a legislação não chegou a entrar em vigor devido a uma série de ordens executivas assinadas pelo presidente Donald Trump ao longo de 2025, que suspenderam sua aplicação enquanto a empresa buscava uma solução.

Leia mais:
Venda do TikTok à Oracle ganha força nos EUA; veja os principais pontos
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda

Segundo informações antecipadas pela CNBC, Shou Chew já havia comunicado internamente o nome da nova divisão americana aos funcionários em dezembro.

A criação da joint venture marca um novo capítulo na tentativa do TikTok de manter sua presença no mercado americano, um dos mais relevantes para o crescimento e a monetização da plataforma.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;