CNBC
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais um tiroteio

CNBCGovernador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte

Mundo

Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte

Publicado 24/01/2026 • 15:13 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • “Minnesota não aguenta mais. Isso é repugnante. O presidente precisa acabar com essa operação. Retire os milhares de policiais violentos e sem treinamento de Minnesota. Agora”, escreveu o governador de Minnesota, Tim Walz, em uma publicação no X.
  • Os comentários do governador surgiram depois que o jornal The Minnesota Star Tribune noticiou que um homem foi baleado por agentes federais.
  • O tiroteio mais recente agrava a tensa situação de impasse entre as autoridades de Minnesota e os agentes federais de imigração, que já dura semanas.
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais um tiroteio

Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP

O governador de Minnesota, Tim Walz, pediu neste sábado (24) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o fim das operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) no estado, após o que autoridades e testemunhas descreveram como o segundo tiroteio fatal neste mês envolvendo agentes federais em Minneapolis.

“Acabei de falar com a Casa Branca após outro tiroteio horrível por agentes federais nesta manhã”, escreveu Walz em uma postagem no X. “Minnesota já viu o suficiente. Isso é repugnante. O presidente deve encerrar esta operação. Retire de Minnesota os milhares de oficiais violentos e não treinados. Agora”.

@otimesbrasil

Mais um episódio de violência envolvendo agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) termina em morte em Minneapolis. O caso aconteceu neste sábado (24) e envolveu um homem de 51 anos, sendo o segundo incidente fatal com a agência na cidade em menos de um mês. A situação envolvendo o serviço de imigração no estado de Minnesota está cada vez mais tensa. No dia 7 de janeiro, uma mulher também morreu após ser baleada por agentes durante um protesto contra as novas medidas de imigração do governo Trump. Esses casos seguidos geram revolta na população e colocam as operações de segurança sob forte pressão. O aumento desses confrontos chama a atenção do mundo todo e levanta discussões sobre até onde vão os limites das novas políticas de segurança interna e como isso afeta a imagem dos Estados Unidos. 📹 Reprodução/redes sociais 📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL: 🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais 🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562 🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube 🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings #geopolítica #segurança #EUA #notícias #direitoshumanos

♬ som original – TIMES BRASIL

Os comentários do governador ocorreram após o portal The Minnesota Star Tribune informar que um homem foi baleado e morto por agentes federais, citando o chefe de polícia de Minneapolis, Brian O’Hara.

Múltiplas fontes disseram que o homem foi baleado várias vezes durante um encontro com agentes federais no sul de Minneapolis, de acordo com o Tribune.

Leia mais:
Trump ameaça Canadá com tarifas de 100% e prevê “destruição total” após aliança de Mark Carney com a China
Davos 2026 termina com CEOs mais cautelosos e alerta do JPMorgan sobre nova ordem global

Um vídeo que circula online, gravado em frente à Glam Doll Donuts, mostra agentes lutando com um homem no chão antes de tiros serem ouvidos, disseram investigadores ao Tribune.

Autoridades de Minneapolis pediram ao público que evite a área e mantenha a calma enquanto a polícia local e unidades da patrulha estadual chegavam para separar manifestantes do pessoal do ICE, informou o Tribune.

O tiroteio mais recente vem em um contextotenso entre as autoridades de Minnesota e os agentes federais de imigração que persiste há semanas. No início deste mês, um agente do ICE matou a tiros Renee Nicole Good, uma moradora de Minneapolis de 37 anos, durante uma ação de fiscalização, o que desencadeou protestos generalizados e acelerou a reação política contra a operação federal.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;