CNBC
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte

CNBCGovernador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte

Mundo

Tempestade avança nos EUA neste domingo, derruba energia, cancela 14 mil voos e Trump ironiza ‘aquecimento global’

Publicado 25/01/2026 • 08:49 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Tormenta de neve e gelo avança e coloca estados em emergência.
  • Apagões e cancelamentos de voos se espalham com frio extremo nos EUA.
Tempestade de inverno paralisa EUA com neve, gelo, cancela 8 mil voos e afeta Brasil

Foto: Brett Carlsen / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Tempestade de inverno paralisa EUA com neve, gelo, cancela 8 mil voos e afeta Brasil

Uma gigantesca tormenta invernal avança neste domingo (25) pelo nordeste dos EUA, após atingir regiões do sul e do centro do país com neve, chuva congelante e temperaturas abaixo de zero.

A tempestade ameaça dezenas de milhões de pessoas com apagões prolongados, colapso no transporte e riscos à saúde, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). O órgão classificou o evento como “inusualmente extenso e duradouro”.

Leia também: Número de voos cancelados nos EUA no fim de semana após tempestade chega a quase 13 mil

Massa de ar ártico derruba temperaturas

De acordo com o NWS, o fenômeno é provocado pela entrada de uma massa de ar ártico vinda do Canadá, que se espalhou por praticamente todo o território dos EUA.

Estados do Meio-Oeste e do Sul, como Kansas, Oklahoma e Missouri, registraram até 20 centímetros de neve acumulada ainda no sábado (24). No Texas, cidades como Dallas enfrentaram chuva congelante, com termômetros marcando até –6 °C.

Mapa dos voos sobre os Estados Unidos às 8h20 (horário de Brasília) de domingo, 25 de janeiro de 2026; Nas cores azul e roxo, as zonas de tempestade. Fonte: flightaware.com/live/map
Mapa dos voos sobre os Estados Unidos às 8h20 (horário de Brasília) de domingo, 25 de janeiro de 2026; Nas cores azul e roxo, as zonas de tempestade. Fonte: flightaware.com/live/map

Cancelamentos de voos e estados em emergência

Cerca de 14 mil voos com origem ou destino nos EUA foram cancelados ao longo do fim de semana, segundo a plataforma FlightAware. Milhares de outros sofreram atrasos.

Ao menos 20 estados e o Distrito de Columbia decretaram situação de emergência. O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, afirmou que até 240 milhões de americanos podem ser afetados pela tormenta.

Tempestade de inverno nos EUA janeiro de 2026
FEMA: Federal Emergency Management Agency
Tormenta nos EUA causa apagões, cancela mais de 14 mil voos e mantém dezenas de estados em emergência.

Leia também: Tempestade de inverno paralisa EUA com neve, gelo, cancela mais de 11 mil voos e afeta Brasil

Apagões atingem milhares de residências nos EUA

Apesar de autoridades tentarem tranquilizar a população sobre a resiliência da rede elétrica, quase 180 mil residências estavam sem energia elétrica neste domingo, segundo o site PowerOutage.us.

Somente no Texas, mais de 45 mil imóveis ficaram às escuras. Na Louisiana, o número ultrapassou 67 mil.

Autoridades dos EUA pedem que população fique em casa

Em Houston, o prefeito John Whitmire orientou os moradores a permanecerem em casa por pelo menos 72 horas. “Não estamos acostumados ao que está por vir”, disse um morador à AFP enquanto aguardava a abertura de um centro de acolhimento.

A FEMA anunciou o fechamento preventivo de repartições federais na segunda-feira. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, pediu que os cidadãos “sejam prudentes” e evitem deslocamentos.

Frio extremo deve persistir nos EUA

O NWS alertou que os efeitos da neve e do gelo podem se estender pela próxima semana, com recongelamento de vias e calçadas, aumentando riscos de acidentes.

Após a passagem da tormenta, os EUA ainda devem enfrentar frio intenso, especialmente nas Grandes Planícies e no centro-norte do país, onde a sensação térmica pode cair abaixo de –45 °C.

Mapa dos EUA com os principais pontos de risco de tempestade de neve (rosa claro), de gelo (roxo) e de frio extremo (azul). Fonte: weather.gov
Principais pontos de risco de tempestade de neve (rosa claro), de gelo (roxo) e de frio extremo (azul). Fonte: weather.gov

Trump questiona aquecimento global

O ex-presidente Donald Trump, crítico das políticas climáticas, ironizou o episódio em uma publicação na rede Truth Social, questionando a relação entre a onda de frio e o aquecimento global.

“Onda de frio recorde deve atingir 40 estados. Raramente se viu algo assim antes. Será que os insurrecionistas ambientais podem explicar — O QUE ACONTECEU COM O AQUECIMENTO GLOBAL???”

Especialistas observam que perturbações no vórtice polar se tornaram mais frequentes nas últimas duas décadas, embora ainda sejam necessários mais dados para estabelecer vínculos diretos com as mudanças climáticas.

Presidente dos EUA, Donald Trump, em postagem na rede social Truth
Reprodução: TruthSocial @RealDonaldTrump
Reprodução: TruthSocial @RealDonaldTrump

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;