CNBC
Nintendo Switch.

CNBCNintendo Switch torna-se o console mais vendido da história da gigante dos games

Mundo

Documentos divulgados pelo governo americano revelam planos de Epstein para recrutar jovens brasileiras

Publicado 04/02/2026 • 16:57 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • As recentes revelações de documentos sobre Epstein, divulgadas pelo governo dos EUA, expuseram suas operações criminosas no Brasil.
  • Com cerca de 4 mil menções ao país, os arquivos detalham estratégias para o recrutamento de jovens brasileiras e tentativas de infiltração na indústria da moda nacional.

Divulgação/Netflix

Jeffrey Epstein

As recentes revelações de milhares de documentos sobre Jeffrey Epstein, divulgados em 30 de janeiro de 2026 pelo governo dos Estados Unidos, trouxeram à tona uma rede de interesses e operações sombrias do criminoso sexual no Brasil.

Com cerca de 4 mil menções ao país, os arquivos detalham estratégias para o recrutamento de jovens brasileiras e tentativas de infiltração na indústria da moda nacional.

As investigações sugerem que Epstein via o Brasil como um “celeiro” para alimentar seu esquema de tráfico sexual, utilizando a fachada de negócios legítimos para facilitar o acesso a vítimas, inclusive adolescentes.

A peça central da operação de Epstein no Brasil era Jean-Luc Brunel, ex-agente de modelos francês (encontrado morto na prisão em 2022). Documentos e depoimentos indicam que Brunel atuava como o recrutador-chefe do financista no país.

Depoimentos de 2010 revelam a existência de uma mulher no Brasil, referida como “Agente Mãe” ou “mother agent”, responsável por identificar jovens e facilitar seu envio para as mansões de Jeffrey Epstein nos Estados Unidos.

Foto: US Department of Justice via BBC

Confira a entrevista da imagem traduzida:

P: No Brasil?
R: No Brasil. Isso foi no Brasil.
P: Jeffrey Epstein estava envolvido nessas —
R: Jeffrey Epstein ia para o Brasil porque ele tem um ou dois clientes que são de lá. Então eles iam, se encontravam lá e tudo mais.
P: Então você sabe de pelo menos ocasiões em que Jeffrey Epstein e Jean-Luc estavam no Brasil —
R: Sim.
P: — e havia uma pessoa em particular que forneceria prostitutas para eles?
R: Sim, porque uma vez eu soube porque o Jean-Luc me disse abertamente.
P: O que ele disse?
R: Que aquela mulher estava dando a ele, não modelos; eram prostitutas.
P: Em minhas notas diz “prostitutas menores de idade”. Isso é algo que —
R: Sim, talvez. Elas eram garotas menores de idade. Tipo, 16, 17, 18 anos.

Relatos indicam que pelo menos 50 brasileiras estiveram na mansão de Epstein, incluindo um caso em que quatro garotas, algumas entre 13 e 15 anos, teriam sido levadas a uma festa com vistos custeados pelo próprio financista.

Testemunhas também afirmam que a rede funcionava por meio de suborno, com um dos relatos destacando: “Cinco mil dólares no Brasil é muito dinheiro… dá para calar todo mundo”.

Leia mais:
Caso Epstein: confira as personalidades mencionadas em arquivos de Jeffrey Epstein

Trocas de e-mails de 2016 e 2017 revelam planos explícitos de usar agências e concursos para atrair “rostos novos” e meninas sem experiência no setor (chamadas pejorativamente de “caipiras” nas mensagens).

Epstein também demonstrou interesse em explorar o setor de moda no Brasil. Ele discutiu investir US$ 500 mil em um concurso nacional de beleza, cujo objetivo real, segundo mensagens, seria ter “acesso direto” a milhares de candidatas para “decidir o que fazer com elas”.

Houve ainda tentativas de aquisição de agências renomadas, como a Ford Models Brasil; embora o dono, Decio Restelli Ribeiro, tenha negado qualquer contato ou venda.

Além disso, interlocutores relataram que ele cogitou comprar uma revista brasileira por US$ 200 mil para realizar castings de capas em Nova York e garantir um “fluxo constante” de mulheres, mas, quando o negócio se mostrou inviável financeiramente, o plano mudou para subornar editores locais.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;