CNBC

CNBCYouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens

Notícias do Brasil

Motta diz que não vai pautar revisão sobre autonomia do BC

Publicado 10/02/2026 • 16:56 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Hugo Motta afirma que a Câmara não pretende discutir mudanças na autonomia do Banco Central.
  • Presidente da Casa defende atuação técnica da autoridade monetária, sem interferência política.
  • Liderança do PT cita caso Master e questiona modelo de “autonomia absoluta” do BC.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta,

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (10) que a Casa não pretende abrir debate sobre mudanças na autonomia do Banco Central do Brasil. Para ele, o modelo atual tem funcionado de forma adequada, inclusive diante de episódios recentes envolvendo o Banco Master.

Durante participação na CEO Conference do BTG Pactual, o parlamentar defendeu o papel do Legislativo na aprovação da independência da autoridade monetária e classificou a medida como um marco institucional.

“Primeiro ponto, sobre o Banco Central: uma das coisas que mais orgulha a Câmara dos Deputados é que fomos nós que capitaneamos a aprovação dessa autonomia tão importante para a segurança jurídica e econômica do nosso país”, disse.

Leia também:

Segundo Motta, a condução das decisões do BC deve permanecer no campo técnico, sem influência política. Na avaliação dele, cabe à própria instituição adotar as medidas necessárias diante de eventuais problemas regulatórios ou de supervisão, “porque é dessa forma que tem que funcionar a nossa autoridade monetária”.

O tema ganhou força após críticas de integrantes da base governista ao grau de independência do Banco Central, em meio às denúncias envolvendo o Banco Master.

Na semana passada, o líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (PT-SC), afirmou que o caso expôs fragilidades no modelo atual. Para ele, a “autonomia absoluta” da autoridade monetária “prejudica até mesmo o sistema financeiro”.

Uczai também disse que a bancada petista pretende discutir o assunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendendo maior alinhamento entre as decisões de política monetária e as diretrizes econômicas do governo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;