Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas de NY: Preocupações com a IA e setor de software derrubam índices
Publicado 12/02/2026 • 18:35 | Atualizado há 3 horas
SoftBank registra ganho de US$ 4,2 bilhões com aposta na OpenAI
Turnê de retorno do BTS impulsiona turismo e faz buscas por hotéis saltarem até 6.700%
Lucro da Mercedes cai mais da metade com tarifas e disputa no mercado chinês
Heineken: CEO afirma à CNBC que cortes são “fundamentais” para garantir lucros e financiar IA
Republicanos votam para encerrar tarifas de Trump contra o Canadá
Publicado 12/02/2026 • 18:35 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Pexels
Nova York
As ações das bolsas americanas caíram nesta quinta-feira (12), à medida que os investidores começaram a se preocupar com o lado negativo da expansão da inteligência artificial, que ameaça desromper os modelos de negócios de indústrias inteiras e aumentar o desemprego.
O Dow Jones Industrial Average recuou 1,34%, fechando em 49.451,98 pontos. Liderou a queda do índice, o tombo da Cisco Systems de 12%, após a fabricante de hardware de rede, como switches e roteadores, emitir uma orientação decepcionante para o trimestre atual. O S&P 500 caiu 1,57%, enquanto o Nasdaq Composite perdeu 2,03%.
Certos nichos do mercado de ações foram atingidos este ano pelo lançamento de ferramentas de IA que poderiam replicar seus negócios — ou, pelo menos, corroer suas margens de lucro.
Ações financeiras, como as do Morgan Stanley, ficaram sob pressão devido ao receio de que a IA possa desromper os negócios de gestão de patrimônio, enquanto as ações de empresas de transporte e logística, como a C.H. Robinson, despencaram 14% temendo que a IA venha a otimizar as operações de frete, pesando sobre certas linhas de receita.
Os medos de interrupção pela IA até se espalharam para o setor imobiliário, prejudicando ações como CBRE e SL Green Realty, sob a noção de que o maior desemprego atingirá a demanda por espaços de escritório. As ações de software — um grupo que tem sido assolado por preocupações de interrupção nas últimas semanas — estenderam suas perdas no ano durante o dia de negociação.
As ações da Autodesk caíram 4%, e sua queda no acumulado do ano é agora de 24%. O iShares Expanded Tech-Software Sector ETF (IGV) caiu 2%. O fundo está agora cerca de 31% abaixo de sua máxima recente, após entrar em um mercado de urso (bear market) no mês passado.
Leia mais:
Realizando ganhos, Ibovespa B3 fecha em baixa após sequência de recordes
Dólar reverte queda inicial e fecha em alta nesta quinta-feira
“A IA, que era a única coisa que impulsionava essas ações a alturas parabólicas e a múltiplos que estavam se tornando extremos, agora é a única coisa que as está segurando”, disse Jay Woods, estrategista-chefe de mercado da Freedom Capital Markets. Uma liquidação na prata, que tem sido uma negociação quente entre o público de investidores de varejo este ano, somou-se à mentalidade de aversão ao risco nesta quinta-feira. Os contratos futuros de prata despencaram 10%.
Os investidores buscaram segurança em áreas mais defensivas do mercado. As ações do Walmart e da Coca-Cola subiram 4% e mais de 1%, respectivamente, e os setores de bens de consumo básico e serviços públicos lideraram os ganhos entre os setores do S&P 500, subindo cerca de 2% cada.
As ações terminaram a sessão anterior em baixa, após uma recuperação inicial motivada por um forte relatório de empregos. O entusiasmo pelos dados diminuiu, pois economistas duvidaram que isso pudesse ser o início de uma tendência de alta nas folhas de pagamento, especialmente quando as revisões acompanhantes no relatório indicaram que houve crescimento zero de empregos na segunda metade de 2025.
Os operadores agora se preparam para um relatório chave de inflação na sexta-feira (13). Economistas consultados pela Dow Jones esperam que o CPI de janeiro mostre um aumento de 0,3% tanto para o índice geral quanto para o núcleo, que exclui preços de alimentos e energia.
“O CPI é um pouco menos importante agora que recebemos o bom número de empregos, porque ele já permite que o Fed faça uma espécie de pausa por um período substancial de tempo”, disse Ross Mayfield, estrategista de investimentos da Baird. “Se o CPI vier quente, você teria alguns meses de dados para ter uma noção da tendência antes que o Fed realmente tenha que tomar uma decisão difícil”.
Por outro lado, se os dados vierem leves, o estrategista antecipa que a sexta-feira poderia ser um dia de busca por risco, embora “teria que ser um número muito, muito brutal para cima para realmente impactar os mercados de ações e os futuros dos fundos do Fed”, acrescentou.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Esquema de propina teria bancado avanço da Aegea em concessões de água e esgoto
3
Ser latino nunca esteve tão em alta: Chile lança Latam-GPT para combater preconceitos digitais
4
Calote de R$ 5 bi opõe bandeiras e maquininhas de cartão de crédito após crise do Will Bank
5
Tesouro Reserva ou ‘caixinhas’ de bancos: qual vale a pena guardar sua reserva de emergência?