CNBC

CNBCBCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda

Planejamento Financeiro

Três sinais de que você e seu parceiro podem ser financeiramente incompatíveis

Publicado 14/02/2026 • 16:00 | Atualizado há 25 minutos

KEY POINTS

  • Desde decidir quem paga o primeiro encontro até definir como dividir as contas quando passam a morar juntos, o tema financeiro surge repetidamente ao longo de um relacionamento.
  • Entre adultos solteiros, 74% dizem que estabilidade financeira é uma das características mais atraentes em um parceiro.
  • Enquanto isso, 60% afirmam que compatibilidade financeira importa mais do que química na economia atual.

Pexels

Desde decidir quem paga o primeiro encontro até definir como dividir as contas quando passam a morar juntos, o tema financeiro surge repetidamente ao longo de um relacionamento.

Entre adultos solteiros, 74% dizem que estabilidade financeira é uma das características mais atraentes em um parceiro, e 60% afirmam que compatibilidade financeira importa mais do que química na economia atual, segundo uma pesquisa recente com mais de 2.100 americanos com 18 anos ou mais realizada pelo The Harris Poll.

A compatibilidade financeira é fundamental nos relacionamentos porque o dinheiro não apenas molda seu estilo de vida. A forma como você lida e administra recursos costuma refletir outros traços de personalidade e atitudes, afirma Valerie Galinskaya, chefe do Merrill Center for Family Wealth, um grupo especializado dentro da gestora patrimonial Merrill Lynch. O grupo fornece educação, análises e orientação a famílias com patrimônio ultramilionário.

Leia também: 62% dos casais mantêm pelo menos uma parte do dinheiro separado, revela pesquisa

“Muitas vezes isso representa outras coisas como amor, controle e poder. E se as pessoas não dedicam tempo, especialmente casais, para refletir de fato sobre isso, elas não estão se preparando para o sucesso”, diz Galinskaya.

Sinais de alerta comuns para quem está saindo com alguém incluem esperar que a outra pessoa pague tudo ou ter maus hábitos de consumo, apontou a pesquisa do The Harris Poll. Embora esse tipo de preocupação possa ser motivo de rompimento para alguns, também pode ser algo que o casal consiga resolver junto caso decida levar o relacionamento adiante, afirma Galinskaya.

Leia também: Casais que dividem despesas podem economizar até R$ 13 mil por ano, mostra levantamento

No entanto, ela identifica outros fatores que podem indicar que você e seu parceiro são financeiramente incompatíveis. Veja três pontos de atenção:

1. Falta de disposição para compartilhar informações

Você não precisa necessariamente revelar seu salário ou o tamanho das suas dívidas no primeiro encontro, diz Galinskaya. Mas, à medida que o relacionamento evolui, “a falta de disposição para divulgar informações” pode ser “indicativa de padrões realmente pouco saudáveis”, afirma.

Ela ressalta que há diferença entre “privacidade e segredo”, mas acrescenta que pode ser difícil estabelecer e alcançar metas como comprar um imóvel ou se aposentar juntos se um parceiro estiver escondendo coisas como dívidas descontroladas ou falta de poupança.

Especialistas em relacionamentos e finanças concordam que conversas transparentes sobre dinheiro são essenciais para construir relações bem-sucedidas.

Leia também: Do prejuízo à fortuna: a história do casal que perdeu a empresa e, seis anos depois, vendeu o negócio por US$ 24 mi

“Depois que você e seu parceiro sabem conversar sobre dinheiro, tudo muda”, escreveu o milionário self-made e especialista financeiro Ramit Sethi em seu livro Money for Couples.

“Casais fortes sabem que lidar com dinheiro juntos envolve valores, confiança e comunicação”, escreve Heather Boneparth, diretora de assuntos jurídicos e comerciais da Bone Fide Wealth e coautora de Money Together.

2. Questões de controle

Especialmente no início de um relacionamento, um parceiro tentar exercer controle sobre as decisões financeiras do outro pode ser sinal de incompatibilidade, afirma Galinskaya.

“Todos nós temos níveis diferentes de controle que gostamos de ter”, diz. “Mas, na minha experiência, [exercer controle em excesso] pode refletir problemas mais profundos de confiança e controle, que muitas vezes não se limitam ao dinheiro.”

Além disso, o controle rígido das finanças do parceiro pode ser sinal de abuso econômico, que é uma forma de violência doméstica, segundo a National Network to End Domestic Violence. Se você acredita ser vítima de abuso financeiro, entre em contato com a National Domestic Violence Hotline pelo telefone 800-799-SAFE ou visite o site da organização.

Casais em relacionamentos de longo prazo devem buscar tomar decisões conjuntas quando o assunto é dinheiro, mas pode se tornar problemático se você quiser tomar uma decisão própria e “seu parceiro de repente se sentir no direito de opinar de forma muito forte”, diz Galinskaya.

3. Diferença de ambição

Você e seu parceiro não precisam ganhar o mesmo salário ou valores semelhantes para serem compatíveis, afirma Galinskaya, mas devem estar mais alinhados em suas visões sobre produtividade e ambição.

Se um dos parceiros é focado na carreira enquanto o outro está constantemente entrando e saindo de empregos ou não tem motivação para continuar desenvolvendo a vida profissional, isso “pode refletir que essa não será uma pessoa que realmente vai contribuir”, diz. “Não apenas financeiramente, mas com ideias, tempo e esforço dentro de um relacionamento.”

Uma estratégia sugerida por Galinskaya é que casais comecem definindo o que significa sucesso para eles, seja construir um negócio juntos ou garantir que tenham economias suficientes para a aposentadoria. É improvável atingir esses objetivos se antes não forem comunicados entre si e revisitados periodicamente à medida que a vida e as prioridades mudam.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Planejamento Financeiro

;