Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Obama dá primeira declaração após vídeo racista compartilhado por Trump
Publicado 15/02/2026 • 11:32 | Atualizado há 2 horas
BCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda
Três sinais de que você e seu parceiro podem ser financeiramente incompatíveis
Conheça a designer de 47 anos que faz vestidos de US$ 8 mil para patinadoras olímpicas
O que vem a seguir para Cuba? Trump aumenta a pressão enquanto a ilha fica sem combustível de aviação
Interesses dos EUA e da Europa estão “interligados”, diz Rubio
Publicado 15/02/2026 • 11:32 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou, no sábado (14), a falta de “vergonha” na política de seu país, ao responder pela primeira vez a uma publicação na conta de uma rede social de Donald Trump com uma imagem que representava ele e sua esposa, Michelle Obama, como macacos.
O vídeo, compartilhado em 5 de fevereiro na conta de Trump em sua rede, Truth Social, foi condenado por todo o espectro político estadunidense. Inicialmente, a Casa Branca rejeitou a “falsa indignação”, embora depois tenha atribuído a publicação a um erro de um assessor e a retirado do ar.
Ao final de um vídeo de um minuto que promovia teorias conspiratórias sobre a derrota eleitoral de Trump, em 2020, para Joe Biden, os Obama — o primeiro presidente e a primeira-dama negros da história dos Estados Unidos — apareciam com seus rostos sobre corpos de macaco durante aproximadamente um segundo.
Ao ser questionado sobre o vídeo, Obama respondeu, sem mencionar Trump, que a maioria dos americanos “considera esse comportamento profundamente preocupante”.
Leia também:
Trump condena conteúdo racista, mas descarta pedido de desculpas por vídeo contra os Obama
“Há uma espécie de espetáculo circense nas redes sociais e na televisão, e o certo é que não parece haver qualquer tipo de vergonha entre as pessoas que antes sentiam que era preciso ter certo decoro, senso de correção e respeito pelo cargo, certo? Isso se perdeu”, afirmou.
Obama disse também que esse tipo de mensagem prejudicará os republicanos alinhados a Trump nas eleições de meio de mandato do próximo mês de novembro e que, “em última instância, a resposta virá do povo americano”.
Trump declarou aos jornalistas que mantém as afirmações do vídeo sobre a suposta fraude eleitoral, mas que não havia visto as imagens ofensivas ao final da gravação.
Quanto às políticas do atual presidente, Obama criticou a repressão migratória em Minnesota e censurou a conduta dos agentes migratórios durante a polêmica operação, que durou várias semanas. Ele qualificou o comportamento dos agentes federais — que incluiu dois tiroteios mortais — como o tipo de conduta que “no passado vimos em países autoritários e em ditaduras”.
Leia também:
Casa Branca apaga vídeo polêmico de Trump sobre Obama e Michelle, atribuindo erro a funcionário
Milhares de agentes federais, incluindo os do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE), realizaram semanas de batidas e detenções em massa no que a administração Trump qualifica como missões seletivas contra criminosos. “O comportamento negligente dos agentes do governo federal é profundamente preocupante e perigoso”, afirmou Obama. No entanto, acrescentou que encontrou esperança nas comunidades que se opõem a essas operações.
“Não apenas de forma aleatória, mas de maneira sistemática e organizada, há cidadãos que dizem: ‘Este não é o país em que acreditamos, e vamos lutar e responder com a verdade, com câmeras e com protestos pacíficos'”, assinalou.
“Esse tipo de comportamento heroico e sustentado, sob temperaturas abaixo de zero, por parte de pessoas comuns é o que deve nos dar esperança. Enquanto tivermos pessoas fazendo isso, sinto que superaremos isso”, assegurou.
A agressiva operação antimigração em Minnesota provocou grandes protestos e indignação em todo o país. O Departamento de Segurança Nacional (DHS) foi afetado por um fechamento parcial do governo no sábado, enquanto legisladores estadunidenses discutiam o financiamento da agência, que supervisiona grande parte da campanha de Trump contra a imigração.
Os democratas se opõem a qualquer novo financiamento do DHS até que sejam implementadas mudanças importantes na forma como o ICE conduz suas operações.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Procuradoria Geral do RJ ajuíza pedido inédito de falência contra o Grupo Victor Hugo
2
BCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda
3
Assaí reduz expansão, corta custos e avalia venda de lojas; veja os bastidores
4
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
5
Bolsa fecha no Carnaval? Veja como a B3 opera no feriado