CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Investimentos

Mercados asiáticos em ritmo lento com a aproximação do Ano Novo Lunar

Publicado 16/02/2026 • 08:20 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • Os mercados asiáticos tiveram desempenho moderado com a aproximação do Ano Novo Lunar e após o Japão divulgar um crescimento econômico decepcionante.
  • O período de feriado manteve as bolsas de Xangai, Seul e Taipei fechadas.
  • Hong Kong e Cingapura encerraram as negociações após sessões de meio período.
bolsa

Foto: Unsplash.

Os mercados asiáticos tiveram desempenho moderado nesta segunda-feira (16), com a aproximação do feriado prolongado do Ano Novo Lunar e após o Japão divulgar um crescimento econômico decepcionante.

Algumas bolsas fechadas

O período de feriado manteve as bolsas de Xangai, Seul e Taipei fechadas. Hong Kong e Cingapura encerraram as negociações após sessões de meio período. Os mercados dos Estados Unidos também estão fechados devido ao feriado do Dia dos Presidentes.

Leia também: Bolsas da Europa sobem com apoio do setor bancário; feriado nos EUA reduz liquidez

Bolsa japonesa

O fraco crescimento do PIB no Japão abalou o momento pós-eleitoral da primeira-ministra Sanae Takaichi, após sua recente vitória esmagadora. A quarta maior economia do mundo cresceu apenas 0,1% nos últimos três meses de 2025.

Os números, que estão abaixo da previsão de 0,4% do mercado, aumentam a pressão sobre Takaichi, que fez da aceleração do crescimento econômico uma de suas principais promessas antes da vitória expressiva na eleição antecipada de 8 de fevereiro.

O crescimento fraco “implica que o grande orçamento suplementar aprovado no fim de novembro ainda não impulsionou os gastos públicos no último trimestre”, afirmou Marcel Thieliant, da Capital Economics.

“Na verdade, a atividade econômica lenta aumenta as chances de que Takaichi não apenas avance com a suspensão do imposto sobre vendas de alimentos, mas também aprove um orçamento suplementar já na primeira metade do ano fiscal que começa em abril, em vez de esperar até o fim do ano”, acrescentou.

Tóquio fechou em queda de 0,2%, enquanto Hong Kong subiu 0,5% ao encerrar mais cedo para o Ano Novo Lunar. Wellington, Jacarta e Manila registraram leves perdas, enquanto Sydney, Mumbai e Bangcoc avançaram. Cingapura e Kuala Lumpur tiveram pouca variação.

Leia também: Bolsas de NY: Inflação mais leve não impede segunda queda semanal consecutiva

Mercado estabilizado

Os mercados mostraram sinais de estabilização após a queda liderada pelo setor de tecnologia na semana passada, quando investidores reagiram à crescente preocupação com as centenas de bilhões de dólares investidos em infraestrutura de inteligência artificial e sobre quando, ou se, haverá retorno.

Os investidores acompanharão de perto o setor de inteligência artificial nesta semana, com o início da Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, que terá duração de cinco dias e contará com a presença do CEO da OpenAI, Sam Altman, e do CEO do Google, Sundar Pichai.

Embora a demanda frenética por IA generativa tenha impulsionado lucros e ações de muitas empresas de tecnologia, cresce a preocupação com os riscos que a tecnologia representa para a sociedade e o meio ambiente.

O clima de tranquilidade se estendeu desde sexta-feira (13), quando dados oficiais mostraram que a inflação ao consumidor nos Estados Unidos desacelerou um pouco mais do que o esperado em janeiro.

Analistas afirmam que o dado abre espaço para que o banco central dos EUA volte a cortar os juros ainda neste ano, mas alertam que os formuladores de política monetária precisam ver melhora sustentada para agir.

“Os dados de inflação dos EUA foram positivos. E a reação inicial das ações refletiu isso. Mas o diabo está nos detalhes”, disse Kyle Rodda, analista sênior de mercados financeiros da Capital.com. “A inflação anual cheia e a inflação núcleo caíram para novas mínimas, com o índice núcleo. O mais relevante, recuando ao menor nível desde março de 2021, em 2,4%.”

Londres, Paris e Frankfurt abriram em alta

O ouro superou os US$ 5.000 por onça após a alta de sexta-feira, impulsionada pela inflação americana mais fraca. A prata recuou 0,7%.

“Os mercados passaram a precificar uma probabilidade maior de cortes mais profundos nos juros pelo Fed neste ano, reduzindo os rendimentos reais e sustentando a demanda por ouro”, afirmou o Standard Chartered em nota. “Esperamos que o ouro continue bem sustentado.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Investimentos

;