CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Empresas & Negócios

EXCLUSIVO: Há dez anos no mercado, Xeque Mate mede desempenho pelo Carnaval e projeta alta de 54% nas vendas

Publicado 16/02/2026 • 10:50 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Mate, rum, limão e guaraná. Foi com essa mistura que a Xeque Mate caiu no gosto do público e se consolidou como uma das bebidas queridinhas do Carnaval, que hoje responde por cerca de 25% das vendas anuais da empresa.
  • Criada pelos mineiros Alex Freire e Gabriel Rochael, ela foi lançada justamente durante a folia de 2016. 

Divulgação

Mate, rum, limão e guaraná. Foi com essa mistura que a Xeque Mate caiu no gosto do público e se consolidou como uma das bebidas queridinhas do Carnaval, que hoje responde por cerca de 25% das vendas anuais da empresa. E a ligação com a data não é à toa. Criada pelos mineiros Alex Freire e Gabriel Rochael, ela foi lançada justamente durante a folia de 2016. 

E agora, dez anos depois, o período segue estratégico. Para este ano, a projeção é de alta de 54% no volume comercializado durante o período, apesar da janela comercial mais curta – no ano passado, a festa ocorreu em março, o que garantiu mais de dois meses de vendas; neste, o prazo caiu para cerca de 40 dias.

“O Carnaval, e o mês que o antecede, funcionam como um termômetro para entendermos o comportamento do mercado”, afirma Freire em entrevista à reportagem.

Divulgação

A empresa mira a expansão para as regiões Norte e Nordeste, onde a penetração ainda é considerada baixa dentro do planejamento estratégico. Hoje, os mercados mais representativos estão nas regiões Sul e Sudeste e na Bahia, priorizadas na primeira década de operação por questões logísticas. 

Leia também: Carnaval é espécie de ‘aniversário’ para a Xeque Mate

Novidades da Xeque Mate para o Carnaval: diversificação

A principal aposta para a folia é a linha Mascate Drinks, lançada em novembro, após sete anos de estudos de consumo. Com teor alcoólico de 6,5%, sendo abaixo dos 7,9% do produto principal, e cerca de 40 kcal por 100 ml, a nova linha foi desenvolvida para ocasiões de consumo diferentes e para ampliar o público da marca.

A criação da Mascate Drinks reforça essa visão integrada, combinando lifestyle e negócios sob a mesma identidade cultural, sempre valorizando matéria-prima brasileira e de qualidade”, diz Gabriel Rochael.

Divulgação

A produção inicial é de 1,04 milhão de litros, com dois sabores. “Identificamos uma oportunidade de expansão do público consumidor e trabalhamos no projeto por sete anos”, diz o executivo.

A campanha de divulgação marca também a estreia de uma produção publicitária interna realizada pela Xeque Mate Estúdios, braço audiovisual do grupo. A peça combina imagens reais com cenários gerados por inteligência artificial, mantendo equipes tradicionais de produção como elenco, figurino e cenografia.

Leia também: Inflação da folia: curtir o Carnaval ficou quase 80% mais caro em dez anos, puxado por bebidas

Exclusividade de outras distribuidoras em circuitos não impactam a Xeque Mate

Mesmo sem atuação nos circuitos oficiais de São Paulo, onde há exclusividade comercial da de grandes distribuidoras de bebibas, a empresa diz não prever impacto relevante. Segundo Freire, há demanda significativa fora dessas áreas e os pontos de venda paulistanos foram abastecidos ainda em janeiro. “Existe muito mercado além dos circuitos oficiais e consumidores interessados em nossos produtos”, afirma.

A estratégia inclui apoio a blocos de rua em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de ações promocionais com ambulantes e organizadores, como fornecimento de materiais e bonificação de produtos para venda durante ensaios e desfiles.

Divulgação

Sobre a concorrência, Freire afirma que vê a disputa como um fator de expansão do próprio segmento. “Acompanhamos o desenvolvimento do mercado e acreditamos que a competição amplia o público interessado em bebidas prontas e o torna mais exigente”, diz. Segundo a InsightAce Analytic, o mercado global de bebidas alcoólicas prontas para consumo (RTDs) pode atingir US$ 85,5 bilhões até 2030.

Para Freire, a empresa passou a última década aprimorando o produto principal e, após sete anos de estudos de consumo, lançou em novembro a linha Mascate Drinks, com foco na expansão do público.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;