CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Mundo

Sátira sem fronteiras: Carnaval na Alemanha desafia Putin e Trump sob a mira da justiça russa

Publicado 16/02/2026 • 16:40 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • Centenas de milhares de foliões celebram o "Segunda-feira de Rosas" com carros alegóricos que ridicularizam líderes globais em Düsseldorf.
  • O artista Jacques Tilly enfrenta um processo criminal na Rússia e será julgado à revelia em Moscou no dia 26 de fevereiro por suas críticas.
  • As esculturas abordam temas explosivos, como a guerra na Ucrânia, o avanço da extrema direita alemã e a crise na indústria automotiva.
Um carro alegórico projetado pelo construtor alemão Jacques Tilly, apresentando o presidente dos EUA, Donald Trump, é fotografado durante o desfile para celebrar a Segunda-feira de Carnaval (Rosenmontag), em 16 de fevereiro de 2026, em Düsseldorf, oeste da Alemanha

Ina Fassbender / AFP

Centenas de milhares de alemães participam nesta segunda-feira em toda a Alemanha do tradicional carnaval de “Rosenmontag” (Segunda-feira de Rosas), desfilando junto a caricaturas políticas, como Vladimir Putin ou Donald Trump, montadas em carros.

Vestidos com fantasias coloridas, os foliões marcham principalmente pelas ruas de Düsseldorf, acompanhados desses carros satíricos, uma tradição anual na Alemanha.

Entre estas esculturas de papel machê encontram-se as do mais famoso dos criadores alemães, Jacques Tilly, que é processado na Rússia por difundir informações falsas sobre o exército russo e deve ser julgado à revelia em 26 de fevereiro em Moscou.

Leia também: Carnaval 2026 recebe R$ 85 milhões em verba federal e vira foco de disputa política

Entrevistado pela AFP em dezembro, ele qualificou as acusações de “ridículas” e prometeu reincidir este ano com obras que atacam o líder russo, que ordenou a invasão da Ucrânia há quatro anos e sufoca toda forma de oposição na Rússia. “A cultura do debate pode ser polêmica, mas isso não se entende na Rússia de Putin“, afirmou Tilly.

André Kuper, presidente do parlamento do estado de Renânia do Norte-Vestfália, expressou nesta segunda-feira em um comunicado seu apoio ao caricaturista. “O procedimento penal iniciado na Rússia por difamação demonstra que apenas as democracias garantem a liberdade e o Estado de Direito“, afirmou ele.

Entre as inúmeras esculturas que desfilaram figura a de um Vladimir Putin vestido com uniforme militar, que crava uma espada em um bufão que carrega um chapéu com a palavra “sátira”.

Leia mais: Samba Tech: como a maior impressora 3D do setor está automatizando o Carnaval carioca

 Outra obra mostra o presidente russo, sempre fardado, pilotando um drone com as cores do Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema direita pró-russo que se tornou a principal força de oposição do país.

Mas as obras de Tilly, de 62 anos, não têm como único objetivo o chefe do Kremlin. Também se encontra Donald Trump lutando boxe com um Jesus vestido com uma camiseta que diz “Amor e Humanidade”.

Montado sobre um esqueleto de dinossauro que representa a indústria automotiva alemã em crise, o chanceler alemão Friedrich Merz é inclusive objeto de deboche por seus esforços para suspender a proibição de veículos novos não elétricos, que estava prevista para 2035 na Europa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;