CNBC

CNBCThomas Pritzker deixa a presidência do conselho da Hyatt após laços com Jeffrey Epstein

Mundo

Governo Trump acaba com crédito para sistema start-stop em veículos

Publicado 17/02/2026 • 06:20 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Governo Trump eliminou o crédito regulatório para o sistema start-stop, usado por montadoras para cumprir metas federais de emissões.
  • Medida faz parte do fim dos chamados créditos “off-cycle”, que premiavam tecnologias de redução de emissões no uso real dos veículos.
  • Decisão integra pacote mais amplo de revisão das regras ambientais, incluindo a rejeição do parecer científico que fundamenta limites de gases de efeito estufa nos EUA.

REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo

O governo do presidente Donald Trump anunciou o fim do crédito regulatório concedido a montadoras que instalam o sistema start-stop em veículos vendidos nos Estados Unidos.

A medida foi confirmada pela Environmental Protection Agency (EPA), que informou que fabricantes não poderão mais utilizar o mecanismo para cumprir metas federais de emissões de gases de efeito estufa.

O sistema start-stop desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado e o religa quando o motorista retira o pé do freio. A tecnologia foi incorporada em larga escala a partir de 2012, quando passou a gerar créditos regulatórios para ajudar montadoras a atingir padrões ambientais.

Até então, os créditos faziam parte do programa chamado “off-cycle”, voltado a tecnologias que reduzem emissões no uso real, mas cujo benefício nem sempre aparece integralmente nos testes laboratoriais.

Leia também:

Além do start-stop, o governo encerrou todos os créditos dessa categoria, incluindo incentivos para tecnologias como reaproveitamento do calor do motor para aquecimento interno e uso de tintas refletivas para reduzir a necessidade de ar-condicionado.

Debate sobre eficiência

Estudos técnicos indicam que a tecnologia pode melhorar a eficiência de combustível entre 7% e 26%, dependendo das condições de direção, segundo pesquisa publicada pela SAE International em 2023.

Apesar disso, o sistema enfrenta resistência de parte dos consumidores. Em 2022, mais de 1% das reclamações registradas sobre defeitos automotivos no banco de dados do Departamento de Transportes estavam relacionadas ao start-stop. O índice caiu quase pela metade até 2024, mesmo com maior adoção da tecnologia.

A mudança regulatória ocorre em paralelo à decisão do governo Trump de rejeitar o chamado “endangerment finding”, parecer científico que fundamenta há quase duas décadas a regulação federal de emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;