CNBC

CNBCAmazon perde US$ 450 bilhões em valor de mercado durante sequência histórica de quedas; entenda o porquê

Tecnologia & Inovação

EXCLUSIVO – Zuckerberg afirma que aumentar o engajamento no Instagram não era um objetivo da empresa

Publicado 18/02/2026 • 17:00 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, depôs nesta quarta-feira em um julgamento histórico sobre segurança e redes sociais.
  • Zuckerberg afirmou que aumentar o engajamento no Instagram não é um objetivo da empresa.
  • O julgamento em Los Angeles é um dos vários casos importantes deste ano que especialistas descreveram como o momento “Big Tobacco” (Grande Indústria do Tabaco) do setor.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, rebateu a noção de que a empresa de mídia social tornou o aumento do tempo gasto no Instagram um objetivo da empresa. Ele estava respondendo a uma sequência de e-mails de 2015 na qual ele parecia destacar a melhoria das métricas de tempo gasto como um assunto urgente para a companhia.

O CEO da empresa de tecnologia disse que, embora a cadeia de e-mails pudesse conter as palavras “metas da empresa”, os comentários poderiam ter sido uma aspiração, e afirmou que a Meta não possui esses objetivos.

Advogados apresentaram posteriormente evidências do chefe do Instagram, Adam Mosseri, que destacou metas para o Reels e usuários ativos diários em uma autoavaliação de 2022, incluindo uma “meta ambiciosa” de dobrar o tempo gasto em relação ao TikTok. Zuckerberg disse que a empresa usa marcos internamente para se medir contra concorrentes e “entregar os resultados que queremos ver”. Ele afirmou que a empresa está construindo serviços para ajudar as pessoas a se conectarem.

Leia também: Espanha manda investigar X, Meta e TikTok por material de abuso infantil gerado com IA

Os comentários foram feitos durante o depoimento em um julgamento marcante sobre redes sociais e segurança que está sendo comparado ao momento “Big Tobacco” do setor. O julgamento, que começou no final de janeiro, centra-se em uma jovem que alegou ter se tornado viciada em redes sociais e aplicativos de streaming de vídeo como Instagram e YouTube.

Durante a sessão de quarta-feira, um juiz ameaçou considerar qualquer pessoa que usasse óculos inteligentes com IA durante o depoimento de Mark Zuckerberg por desacato ao tribunal. “Se você fez isso, deve excluir, ou será detido por desacato ao tribunal”, disse o juiz. “Isso é muito sério”.

Membros da equipe que escoltava Zuckerberg para o prédio foram fotografados usando os óculos de inteligência artificial Meta Ray-Ban. Gravações não são permitidas na sala de audiência.

O CEO de tecnologia disse durante seu depoimento que alguns usuários mentem sobre sua idade ao se inscreverem no Instagram. Zuckerberg estava respondendo a perguntas sobre documentos de depoimentos anteriores ao Congresso, que afirmavam que 4 milhões de crianças menores de 13 anos usavam a plataforma nos EUA.

Leia também: Meta lança “Dear Algo” no Threads para personalizar recomendações de conteúdo

O fundador do Facebook disse que a empresa remove todos os usuários menores de idade identificados e inclui termos sobre o uso por idade durante o processo de inscrição. “Você espera que uma criança de 9 anos leia todas as letras miúdas?”, questionou um advogado da autora. “Essa é a sua base para jurar sob juramento que crianças menores de 13 anos não são permitidas?”.

Advogados também questionaram se Zuckerberg mentiu anteriormente sobre a incapacidade do conselho de demiti-lo no tribunal nesta quarta-feira. “Se o conselho quiser me demitir, eu poderia eleger um novo conselho e me reintegrar”, disse ele, em resposta a comentários que fez anteriormente no podcast de Joe Rogan.

Durante sua entrevista com o podcaster no ano passado, Zuckerberg disse que não estava preocupado em perder o emprego porque detém o poder de voto. Ele disse que é “muito ruim” com a mídia. O CEO entrou no Tribunal Superior de Los Angeles pouco antes do meio-dia (ET) de quarta-feira.

Saúde mental

Advogados que representam a autora sustentam que Meta, YouTube, TikTok e Snap enganaram o público sobre a segurança de seus serviços e sabiam que o design de seus aplicativos causava danos à saúde mental de usuários jovens.

Snap e TikTok fizeram acordos com a autora envolvida no caso antes do início do julgamento.

A Meta negou as alegações e um porta-voz disse à CNBC que “a questão para o júri em Los Angeles é se o Instagram foi um fator substancial nas lutas de saúde mental da autora”.

Na semana passada, Mosseri, do Instagram, testemunhou que, embora ache que possa haver um uso problemático das redes sociais, ele não acredita que isso seja o mesmo que vício clínico. “Então é uma coisa pessoal, mas sim, eu acho que é possível usar o Instagram mais do que você se sente bem”, disse Mosseri. “O excesso é relativo, é pessoal”.

Leia também: Meta e Alphabet enfrentam julgamento histórico por vício de menores em redes sociais

O julgamento de Los Angeles é um dos vários casos judiciais importantes este ano que especialistas descreveram como o momento “Big Tobacco” do setor, devido aos danos alegados e aos esforços das empresas para enganar o público.

A Meta também está envolvida em um grande julgamento no Novo México, no qual o procurador-geral do estado, Raúl Torrez, alegou que a gigante falhou em garantir que crianças e jovens usuários estejam seguros contra predadores online. “O que estamos realmente alegando é que a Meta criou um produto perigoso… que permite não apenas o alvo de crianças, mas a exploração de crianças em espaços virtuais e no mundo real”, disse Torrez à CNBC.

Este verão, outro julgamento de mídia social deve começar no Distrito Norte da Califórnia, envolvendo empresas como Meta e YouTube e alegações de que seus aplicativos continham falhas que fomentaram problemas de saúde mental em usuários jovens.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;