CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Ciências e Saúde

Consumo de canetas emagrecedoras cresceu 80% nas farmácias no ano passado

Publicado 22/02/2026 • 07:00 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Canetas emagrecedoras avançam 79,7% no faturamento em 2025
  • Mulheres representam 63% dos consumidores da categoria
  • Público entre 40 e 49 anos lidera consumo nas farmácias
caneta de mounjaro

MKPhoto / stock.adobe.com

Canetas emagrecedoras avançam 79,7% no varejo farmacêutico em 2025

O consumo de canetas emagrecedoras avançou 79,7% em faturamento no varejo farmacêutico em 2025. O dado é da Rock Encantech, que analisou 22,4 milhões de transações no período. A categoria também registrou alta de 26% em volume e de 43% no preço médio.

Além do avanço em receita, as canetas emagrecedoras cresceram 26% em volume e 43% no preço médio. O movimento impactou a composição do carrinho de compras. Consumidores desse tipo de tratamento ampliaram participação em categorias ligadas a cuidado contínuo, como enfermidades crônicas (23,2%), enfermidades agudas (22,6%) e vitamínicos e nutrição (9,3%).

Leia também: Desfile das Campeãs SP: com 13 títulos, Mocidade Alegre se aproxima de recorde; veja ranking

Canetas emagrecedoras mudam missão de compra

O avanço das canetas emagrecedoras reduziu espaço de itens associados à conveniência, como perecíveis. O dado indica mudança na missão de compra, com maior concentração em produtos ligados a objetivos de saúde.

“O novo comportamento reposiciona a farmácia como hub de cuidado contínuo e abre oportunidades para estratégias integradas de sortimento e relacionamento”, afirma Fernando Gibotti, VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech.

Mulheres são maioria

As mulheres representam 63% dos consumidores de canetas emagrecedoras, segundo o levantamento. O estudo aponta maior engajamento feminino com cuidados preventivos e acompanhamento de tratamentos.

Entre os homens, embora a participação seja menor, o gasto médio é 9% superior ao das mulheres, reflexo de dosagens mais altas.

Público acima dos 40

O público de 40 a 49 anos responde por 29,5% dos consumidores de canetas emagrecedoras, seguido pela faixa de 50 a 59 anos, com 23,1%.

O estudo completo pode ser consultado no site da Rock Encantech, que analisa mais de 130 milhões de consumidores e R$ 310 bilhões em GMV no varejo brasileiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Ciências e Saúde

;