Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Valor da marca Tesla despenca US$ 15 bilhões em 2024 com linha obsoleta e polêmicas de Elon Musk
Publicado 21/01/2025 • 09:44 | Atualizado há 10 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 21/01/2025 • 09:44 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Tesla perdeu US$ 152 bilhões em valor de mercado em meio a briga com Trump.
Reprodução Pixabay
O valor da marca Tesla caiu 26% em 2024, registrando o segundo ano consecutivo de declínio, segundo a consultoria britânica Brand Finance. Os motivos incluem uma linha de veículos considerada obsoleta e a postura polêmica do CEO Elon Musk, que teria influenciado negativamente a percepção pública da marca.
De acordo com o ranking anual da Brand Finance, o valor da marca Tesla agora é estimado em US$ 43 bilhões (cerca de R$ 264,7 bilhões), abaixo dos US$ 58,3 bilhões do início de 2024 e dos US$ 66,2 bilhões registrados no início de 2023. Nesse cenário, a Toyota lidera como a marca automotiva mais valiosa, avaliada em US$ 64,7 bilhões, seguida pela Mercedes-Benz, com US$ 53 bilhões.
A Brand Finance realiza pesquisas com consumidores e análises financeiras para determinar o valor monetário das marcas, considerando dados como receita, acordos de licenciamento e margens de lucro. Este ano, a avaliação contou com respostas de cerca de 175 mil participantes globalmente, incluindo 16 mil que expressaram suas opiniões sobre a Tesla.
Apesar da valorização de 63% das ações da Tesla no mercado em 2024, o público geral tem uma visão menos favorável da empresa. As pontuações da Tesla em indicadores como “consideração” (intenção de compra), “reputação” e “recomendação” caíram em mercados-chave como Estados Unidos, Europa e Ásia.
Na Europa, por exemplo, a taxa de consideração média da marca caiu de 21% para 16% entre 2024 e 2025. Concorrentes como Mercedes-Benz e BYD superaram a Tesla nesses índices fora dos EUA.
Nos Estados Unidos, a Tesla manteve uma alta taxa de fidelidade de 90%, o que significa que os atuais proprietários tendem a continuar com a marca nos próximos 12 meses. No entanto, a pontuação de recomendação caiu significativamente, de 8,2 para 4,3 em uma escala de 10.
Segundo David Haigh, CEO da Brand Finance, os números mostram que o “poder de atração” da Tesla está enfraquecendo. “A empresa corre o risco de não conseguir vender tantos produtos nem manter os preços elevados como antes”, avaliou.
Os problemas já começaram a impactar os resultados da empresa. As entregas globais da Tesla em 2024 caíram cerca de 1%, totalizando 1,79 milhão de veículos, mesmo com o aumento da demanda por veículos elétricos no mercado global. Nos Estados Unidos, a participação da Tesla no segmento de veículos elétricos caiu de 55% para 49%, segundo dados da Cox Automotive.
Além disso, o índice de força da marca Tesla — que mede sua performance em relação aos concorrentes em critérios intangíveis — caiu de 80 para menos de 65, segundo a Brand Finance.
David Haigh ressalta que, sem novos produtos que entusiasmem os consumidores e uma mudança na postura pública de Musk, a Tesla pode ser percebida como uma marca em declínio.
A reputação de Elon Musk também tem sido um fator de desgaste. Além de suas controvérsias políticas nos EUA, ele foi associado a figuras como Vladimir Putin, Giorgia Meloni, Jair Bolsonaro, Javier Milei e Benjamin Netanyahu, além de apoiar o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).
Essas ações polarizam opiniões entre os consumidores. “Há quem não se importe e apenas queira o produto. Mas há muitos que não comprariam por princípio”, explicou Haigh.
Musk também é um dos poucos CEOs cuja imagem está diretamente associada à percepção da marca. “O comportamento do líder tem um impacto direto na reputação da empresa”, concluiu Haigh.
Além da Tesla, a Brand Finance avaliou outras marcas lideradas por Elon Musk.
O relatório completo da Brand Finance, com o ranking Global 500 das marcas mais valiosas do mundo, será divulgado nesta terça-feira (21), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, é o principal canal de fraudes financeiras no Brasil, mostra investigação
3
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
4
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
5
Vale conclui recompra de R$ 3,8 bi em debêntures para reduzir custo da dívida