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Publicado 21/01/2025 • 09:44
KEY POINTS
Imagem de uma loja da Tesla
Reprodução Pixabay
O valor da marca Tesla caiu 26% em 2024, registrando o segundo ano consecutivo de declínio, segundo a consultoria britânica Brand Finance. Os motivos incluem uma linha de veículos considerada obsoleta e a postura polêmica do CEO Elon Musk, que teria influenciado negativamente a percepção pública da marca.
De acordo com o ranking anual da Brand Finance, o valor da marca Tesla agora é estimado em US$ 43 bilhões (cerca de R$ 264,7 bilhões), abaixo dos US$ 58,3 bilhões do início de 2024 e dos US$ 66,2 bilhões registrados no início de 2023. Nesse cenário, a Toyota lidera como a marca automotiva mais valiosa, avaliada em US$ 64,7 bilhões, seguida pela Mercedes-Benz, com US$ 53 bilhões.
A Brand Finance realiza pesquisas com consumidores e análises financeiras para determinar o valor monetário das marcas, considerando dados como receita, acordos de licenciamento e margens de lucro. Este ano, a avaliação contou com respostas de cerca de 175 mil participantes globalmente, incluindo 16 mil que expressaram suas opiniões sobre a Tesla.
Apesar da valorização de 63% das ações da Tesla no mercado em 2024, o público geral tem uma visão menos favorável da empresa. As pontuações da Tesla em indicadores como “consideração” (intenção de compra), “reputação” e “recomendação” caíram em mercados-chave como Estados Unidos, Europa e Ásia.
Na Europa, por exemplo, a taxa de consideração média da marca caiu de 21% para 16% entre 2024 e 2025. Concorrentes como Mercedes-Benz e BYD superaram a Tesla nesses índices fora dos EUA.
Nos Estados Unidos, a Tesla manteve uma alta taxa de fidelidade de 90%, o que significa que os atuais proprietários tendem a continuar com a marca nos próximos 12 meses. No entanto, a pontuação de recomendação caiu significativamente, de 8,2 para 4,3 em uma escala de 10.
Segundo David Haigh, CEO da Brand Finance, os números mostram que o “poder de atração” da Tesla está enfraquecendo. “A empresa corre o risco de não conseguir vender tantos produtos nem manter os preços elevados como antes”, avaliou.
Os problemas já começaram a impactar os resultados da empresa. As entregas globais da Tesla em 2024 caíram cerca de 1%, totalizando 1,79 milhão de veículos, mesmo com o aumento da demanda por veículos elétricos no mercado global. Nos Estados Unidos, a participação da Tesla no segmento de veículos elétricos caiu de 55% para 49%, segundo dados da Cox Automotive.
Além disso, o índice de força da marca Tesla — que mede sua performance em relação aos concorrentes em critérios intangíveis — caiu de 80 para menos de 65, segundo a Brand Finance.
David Haigh ressalta que, sem novos produtos que entusiasmem os consumidores e uma mudança na postura pública de Musk, a Tesla pode ser percebida como uma marca em declínio.
A reputação de Elon Musk também tem sido um fator de desgaste. Além de suas controvérsias políticas nos EUA, ele foi associado a figuras como Vladimir Putin, Giorgia Meloni, Jair Bolsonaro, Javier Milei e Benjamin Netanyahu, além de apoiar o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).
Essas ações polarizam opiniões entre os consumidores. “Há quem não se importe e apenas queira o produto. Mas há muitos que não comprariam por princípio”, explicou Haigh.
Musk também é um dos poucos CEOs cuja imagem está diretamente associada à percepção da marca. “O comportamento do líder tem um impacto direto na reputação da empresa”, concluiu Haigh.
Além da Tesla, a Brand Finance avaliou outras marcas lideradas por Elon Musk.
O relatório completo da Brand Finance, com o ranking Global 500 das marcas mais valiosas do mundo, será divulgado nesta terça-feira (21), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
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