Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Chuva que caiu em SP é a 3ª maior em 64 anos e foi quase a metade do esperado para janeiro
Publicado 25/01/2025 • 09:26 | Atualizado há 10 meses
A trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história
Hyundai apresenta conceito de SUV off-road e reforça aposta no mercado americano
Ucrânia sob pressão em meio a relatos de que Rússia e EUA elaboraram um plano de paz secreto
CEO da Nvidia, Jensen Huang, rejeita tese de bolha de IA: “Vemos algo muito diferente”
CEO da Williams-Sonoma diz que impacto das tarifas será maior no próximo trimestre
Publicado 25/01/2025 • 09:26 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Paulo Pinto/Agência Brasi
O volume dos temporais que atingiram São Paulo na sexta-feira (24) corresponde a quase à metade do esperado de chuva para janeiro na cidade. Ao todo, foram 125mm de precipitação, enquanto a média para o mês é de 288mm, segundo a Defesa Civil.
Ou seja, somente nesta sexta, choveu 43,4% do previsto para os primeiros 31 dias do ano na capital paulista. Até esta quinta, a quantidade de chuvas era de 193,2mm.
A chuva também vem sendo tratada como histórica. Trata-se do terceiro maior volume de precipitação registrado na cidade de São Paulo nos últimos 64 anos. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), computados na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, que faz as medições de 1961.
Leia também:
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou nas redes sociais que equipes da Prefeitura estão nas ruas para minimizar os impactos e recuperar os pontos de alagamentos espalhados pela cidade.
“São Paulo enfrentou hoje um volume de chuvas que correspondeu à metade do esperado para o mês inteiro”, escreveu Nunes no X (antigo Twitter). “São 345 veículos e 2.400 funcionários trabalhando para minimizar os impactos. Já restabelecemos a maioria dos 37 pontos de alagamento; foram recuperados 33, restando apenas quatro até o momento”.
A violência do temporal causou uma série de transtornos na cidade. Ruas e avenidas ficaram alagadas. As enxurradas arrastaram carros, e as estações de metrô, como Jardim São Paulo-Ayrton Senna (Linha 1-Azul), na zona norte, ficaram tomadas pelas águas que escorreram com força pelas escadas.
O teto do shopping Center Norte, no bairro Vila Guilherme, também na região norte da cidade, desabou no meio do corredor, entre os lojistas e clientes do estabelecimento. Não há registro de vítimas. O Corpo de Bombeiros recebeu chamado para o desabamento de uma casa em Santana (zona norte), e também não registou feridos.
Mesmo depois das chuvas, as pessoas encontravam dificuldades para voltar para a casa. Além da lentidão do trânsito nas ruas e avenidas, com 462 quilômetros de congestionamento por volta das 20h30, trens e metrôs também tiveram o funcionamento afetado.
O trecho entre as estações Tucuruvi e São Paulo-Ayrton Senna (Linha 1-Azul) ficará fechado até meia-noite desta sexta, informou a Companhia do Metropolitano de São Paulo, enquanto outras partes da mesma linha estão com velocidade reduzida, e maior tempo de parada.
Além disso, mais de 140 mil imóveis chegaram a ficar sem luz na capital – o número já tinha caído para 80.118 às 23 horas, conforme conforme balanço da Enel, distribuidora de energia. A empresa diz que está com equipes em campo para restabelecer o serviço para os clientes que foram afetados.
A Defesa Civil emitiu, pela primeira vez para a capital paulista, um alerta severo para os celulares de pessoas que se encontram em área de risco. A mensagem foi disparada às 15h57, e avisava sobre a necessidade de as pessoas se protegerem por conta das chuvas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Acidente com caça indiano em Dubai expõe histórico ruim da Índia na aviação militar
3
BC veta compra do Master pelo BRB; banco avalia alternativas após decisão
4
Banco Master: segunda onda pode afetar quem nunca comprou produtos da instituição; entenda
5
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas; veja