Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump acusa o Fed e Powell de criar a inflação após decisão sobre a taxa de juros
Publicado 29/01/2025 • 18:55 | Atualizado há 8 meses
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Publicado 29/01/2025 • 18:55 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Donald Trump acena para eleitores
Official White House Photo by Shealah Craighead
O presidente Donald Trump criticou o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o banco central dos EUA, dizendo que eles “falharam em parar o problema que criaram com a inflação”. Trump fez essas declarações no Truth Social, duas horas após o Fed decidir manter a taxa de juros em seu nível atual.
A reação de Trump à primeira decisão de taxa de juros do Fed durante seu segundo mandato ocorreu menos de uma semana depois de ele afirmar que exigiria que as taxas de juros “caíssem imediatamente”.
Powell tem enfatizado a importância da independência do banco central em relação à influência externa, e o recém-confirmado secretário do Tesouro, Scott Bessent, também compartilhou essa visão.
No entanto, Trump, crítico de Powell, questionou a longa tradição de independência do Fed, afirmando acreditar que o presidente deveria ter voz nas decisões sobre as taxas de juros.
Como candidato à presidência em 2024, Trump afirmou que não reindicaria Powell para o cargo de presidente do Fed quando seu atual mandato terminar em 2026, embora tenha afirmado que não tentaria encurtar o mandato de Powell.
Em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, Powell não respondeu a perguntas relacionadas a Trump e suas críticas ao Fed.
Isso não o poupou de Trump, que, em uma publicação no Truth Social, culpou Powell e o Fed pela inflação pós-pandemia de coronavírus e persistiu durante o governo Biden.
Trump afirmou que reduziria custos por conta própria, reiterando uma série de itens de sua agenda econômica, incluindo “cortar regulamentações” e “reativar a manufatura americana”.
“O Fed fez um trabalho terrível em relação à regulamentação bancária”, escreveu Trump na publicação. Ele disse que o Tesouro, sob Bessent, “vai liderar as iniciativas para acabar com regulamentações desnecessárias” e “liberar empréstimos para todos os americanos e empresas”.
O ex-presidente também acusou o Fed de focar em ideais progressistas — como mudanças climáticas e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão — que o novo governo rapidamente descartou.
“Se o Fed tivesse gasto menos tempo com programas de inclusão e diversidade, ideologia de gênero, energia ‘verde’ e a falsa mudança climática, a inflação nunca teria sido um problema”, escreveu Trump. “Em vez disso, sofremos com a pior inflação da história do nosso país!”
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Após conquistar sucesso internacional, a bailarina brasileira Luciana Sagioro aposta no licenciamento de produtos