CNBC Honda: Investimento de US$ 1bi no estado de Ohio para produção de veículos elétricos

Mundo

EUA suspendem tarifas em produtos canadenses por 30 dias

Publicado 03/02/2025 • 19:00

AFP

KEY POINTS

  • Trump decidiu pausar as tarifas sobre as importações mexicanas e canadenses após conversas com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
  • Os dois países afirmaram que vão reforçar o policiamento das fronteiras com os Estados Unidos.
  • Trump havia dito que determinou a imposição de tarifas por causa da entrada de imigrantes ilegais e tráfico de drogas entre os países.

As tarifas que os Estados Unidos vão colocar nos produtos importados do Canadá foram suspensas por 30 dias, disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, nesta segunda-feira (3).

Ele e o presidente Donald Trump conversaram pelo telefone durante o dia. O presidente dos EUA pediu a Trudeau que reforce o policiamento na fronteira entre os dois países para impedir o fluxo de imigrantes e de drogas.

Na rede social X, Trudeau afirmou que o Canadá vai enviar 10 mil policiais para reforçar a segurança da fronteira.

Trudeau indicará um “czar” que ficará responsável pela contenção do fluxo do opioide, diante da pressão de Trump por ações contra a droga. Segundo ele, os cartéis serão designados organizações terroristas. “Também assinei uma nova diretriz de inteligência sobre crime organizado e fentanil, e a apoiaremos com US$ 200 milhões”, disse.

Tarifas impostas e suspensas

No sábado, Donald Trump anunciou que os EUA iriam começar a cobrar tarifas de importação de todos os produtos provenientes de três países:

  • China (10%);
  • Canadá (25%);
  • México (25%).

Ele justificou a medida dizendo que os países da América do Norte não estavam sendo enérgicos para conter a imigração ilegal e o tráfico de drogas para os EUA,

As tarifas começariam a vigorar na terça-feira (4). No entanto, nesta segunda-feira, Trump falou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Os líderes dos dois países afirmaram que vão enfrentar esses problemas e, nos dois casos, as tarifas foram suspensas por 30 dias.

MAIS EM Mundo