KEY POINTS
As tarifas que os Estados Unidos vão colocar nos produtos importados do Canadá foram suspensas por 30 dias, disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, nesta segunda-feira (3).
Ele e o presidente Donald Trump conversaram pelo telefone durante o dia. O presidente dos EUA pediu a Trudeau que reforce o policiamento na fronteira entre os dois países para impedir o fluxo de imigrantes e de drogas.
Na rede social X, Trudeau afirmou que o Canadá vai enviar 10 mil policiais para reforçar a segurança da fronteira.
Trudeau indicará um “czar” que ficará responsável pela contenção do fluxo do opioide, diante da pressão de Trump por ações contra a droga. Segundo ele, os cartéis serão designados organizações terroristas. “Também assinei uma nova diretriz de inteligência sobre crime organizado e fentanil, e a apoiaremos com US$ 200 milhões”, disse.
No sábado, Donald Trump anunciou que os EUA iriam começar a cobrar tarifas de importação de todos os produtos provenientes de três países:
Ele justificou a medida dizendo que os países da América do Norte não estavam sendo enérgicos para conter a imigração ilegal e o tráfico de drogas para os EUA,
As tarifas começariam a vigorar na terça-feira (4). No entanto, nesta segunda-feira, Trump falou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
Os líderes dos dois países afirmaram que vão enfrentar esses problemas e, nos dois casos, as tarifas foram suspensas por 30 dias.
Mais lidas
Gusttavo Lima publica vídeo após a 1ª pesquisa eleitoral com seu nome; veja o que disse o cantor
L'Oreal vende US$ 3,1 bilhões em participação na Sanofi ante desaceleração no setor de beleza
Sob impacto de desastre aéreo em Vinhedo, Voepass prepara reestruturação financeira
Ações da Palantir, fornecedora de softwares para agências de defesa dos EUA, disparam 22%
EUA suspendem tarifas em produtos canadenses por 30 dias