Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Uber abre ‘lista de interesses’ para passeios de robotáxi Waymo no Texas
Publicado 05/02/2025 • 10:10 | Atualizado há 11 meses
A DeepSeek abalou os mercados há um ano. Por que esse impacto ficou para trás?
Após queda de Maduro, mercado vê favorito na corrida por petróleo da Venezuela
Maduro diz ter sido sequestrado e se declara “prisioneiro de guerra” em tribunal nos EUA
O que muda para os mercados após tensão na Venezuela? 5 sinais no radar dos investidores
Ataque americano à Venezuela coloca em foco retórica da China sobre Taiwan
Publicado 05/02/2025 • 10:10 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Pexels
A Uber está abrindo sua “lista de interesse” para passageiros em Austin, Texas, que desejam experimentar o serviço de robotáxi da Waymo em breve. Os passageiros poderão viajar por 37 milhas quadradas da cidade quando o serviço da Uber e Waymo for lançado.
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, deverá discutir o impacto dos veículos autônomos nos negócios principais de transporte da empresa durante uma teleconferência de resultados nesta quarta-feira (5).
A Uber informou em um comunicado que os usuários poderão “viajar por 37 milhas quadradas de Austin — de Hyde Park, ao Centro, até Montopolis” quando o serviço Uber-Waymo for lançado.
A chamada “lista de interesse” permite que os usuários recebam atualizações da Uber e aumentem suas chances de serem combinados com um veículo autônomo Waymo quando o serviço começar.
Os veículos que farão parte do serviço em Austin são modelos elétricos Jaguar iPace equipados com sistemas autônomos da Waymo e com a marcação tanto da Waymo quanto da Uber. Os passeios da Waymo em Austin estarão disponíveis apenas pelo aplicativo da Uber, ao contrário de São Francisco e Los Angeles, onde os passageiros os solicitam pelo aplicativo Waymo One.
Diante da pressão dos investidores para acelerar sua estratégia de veículos autônomos, depois que a Tesla prometeu iniciar a produção de robotáxis em breve, a Uber anunciou no ano passado que começou a testar um aplicativo de transporte com alguns de seus funcionários.
Embora a Tesla não fabrique veículos que sejam seguros para serem usados sem um motorista humano ao volante, pronto para manobrar ou frear a qualquer momento, o fabricante de automóveis de Elon Musk anunciou em janeiro que “começará a lançar” um serviço de transporte sem motorista “ainda este ano”.
De acordo com o Departamento de Transportes do Texas, testar e operar um serviço comercial de robotáxi no estado não requer os mesmos tipos de licenças e permissões especiais exigidos por outros estados.
“A lei do Texas permite o teste e operação de veículos autônomos nas rodovias do estado, desde que atendam aos mesmos requisitos de segurança e seguro de qualquer outro veículo na estrada”, disse um porta-voz do departamento à CNBC por e-mail.
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, deverá discutir o impacto dos sistemas de direção autônoma, ou carros autônomos nos negócios e na estratégia geral da empresa em uma teleconferência de resultados do quarto trimestre, nesta quarta-feira.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
Venezuela lidera ranking do petróleo; veja os 10 países com mais reservas
2
Carne bovina: Brasil vai propor à China assumir cota de países que não cumprirem volumes
3
Executivo do Grupo Corona é encontrado morto no México
4
Curtailment recua no fim do ano, mas segue em níveis elevados
5
São Paulo já tem shows confirmados para 2026; veja artistas, festivais e valores