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CEO da Ford nos EUA pede análise ‘abrangente’ de tarifas para todos os países
Publicado 05/02/2025 • 22:28 | Atualizado há 9 meses
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Publicado 05/02/2025 • 22:28 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Logotipo da Ford.
Pexels.
O CEO da Ford, Jim Farley, pediu nesta quarta-feira (5) uma análise “abrangente” das tarifas dos EUA que envolvem automóveis para equilibrar a competição para a montadora americana.
Farley destacou as importações do Japão e da Coreia do Sul, que têm tarifas mínimas ou inexistentes, em comparação com a tarifa de 25% que o ex-presidente Donald Trump ameaçou impor ao Canadá e ao México nas últimas semanas.
Os comentários de Farley seguem a implementação por Trump de uma tarifa adicional de 10% sobre produtos da China, além das negociações em andamento com o Canadá e o México envolvendo tarifas de 25% sobre as importações.
O CEO da Ford Motor Co., Jim Farley, fez sinal de positivo antes de anunciar que a Ford Motor fará parceria com a empresa chinesa Amperex Technology para construir uma fábrica de baterias para veículos totalmente elétricos em Marshall, Michigan, durante uma coletiva de imprensa em Romulus, Michigan, em 13 de fevereiro de 2023.
Nesta quarta-feira, o CEO da Ford Motor, Jim Farley, afirmou que, se a administração Trump for implementar tarifas que afetem a indústria automotiva, deve-se considerar todos os países de forma “abrangente”.
Farley mencionou a Toyota Motor e a Hyundai Motor por importarem centenas de milhares de veículos anualmente do Japão e da Coreia do Sul, respectivamente, com tarifas mínimas ou inexistentes, em comparação com a tarifa de 25% que Donald Trump ameaçou impor ao Canadá e ao México.
“Há milhões de veículos entrando em nosso país que não estão sujeitos a essas [tarifas incrementais]”, disse Farley durante a conferência de resultados do quarto trimestre da empresa com investidores. “Então, se vamos ter uma política de tarifas… é melhor que seja abrangente para nossa indústria.”
“Não podemos simplesmente escolher um lugar ou outro porque isso é uma festa para nossos concorrentes importadores.”
Os comentários de Farley vêm após Trump implementar uma tarifa adicional de 10% sobre produtos da China, que incluem automóveis, e negociações em andamento com o Canadá e o México sobre tarifas de 25% sobre importações desses países para os EUA.
Há anos, a Ford destaca seus investimentos nos EUA, além de ter o maior número de trabalhadores americanos entre as montadoras, mesmo sendo considerada uma desvantagem para seus negócios.
O GlobalData relata que 46,6% de todos os veículos vendidos nos EUA no ano passado foram produzidos fora do país.
A Coreia do Sul, com 8,6%, e o Japão, com 8,2%, ocupam o segundo e terceiro lugares nas importações de veículos, ficando atrás apenas do México, com 16,2%, segundo o GlobalData.
Atualmente, os carros importados da Coreia do Sul não têm tarifas, enquanto os importados do Japão estão sujeitos a tarifas de 2,5%. As importações de caminhões desses países têm tarifas de 25%.
Além da Hyundai e de sua empresa irmã Kia, a General Motors importa uma quantidade significativa de veículos sem tarifas da Coreia do Sul.
A Nissan Motor e a Honda Motor, juntamente com montadoras menores como a Subaru, também importam veículos do Japão, além da Toyota.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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