Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Metrô de SP recebe aval para projeto de nova linha; investimento será de R$ 137,8 milhões
Publicado 06/02/2025 • 17:59 | Atualizado há 11 meses
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Trump autoriza desconto direto em salário de quem deve empréstimo estudantil; entenda
Publicado 06/02/2025 • 17:59 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
A Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo (Metrô) recebeu o aval do governo paulista para começar a projetar uma nova linha do modal, de acordo com nota divulgada nesta quinta-feira (6).
O investimento será de R$ 137,8 milhões, e o trajeto será o da Linha 20-Rosa, que terá 33 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, à zona oeste da capital.
Serão, ao todo, 24 estações, sendo 18 em São Paulo, 3 em Santo André e outras 3 em São Bernardo – além de dois pátios de manutenção.
Na capital, a previsão é que a linha passe por locais como Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. O projeto do novo ramal promete atender 1,3 milhão de pessoas diariamente.
As estações previstas para a Linha 20-Rosa:
São Paulo: Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro;
São Bernardo do Campo: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina;
Santo André: Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.
O investimento previsto para a abertura da nova linha é de R$ 137,8 milhões, segundo o governo paulista. O Consórcio MNEPI Linha 20, responsável pelo trecho, terá um prazo de 20 meses para concluir estudos que vão definir os aspectos técnicos do projeto, como cronograma das obras.
Em novembro do ano passado, a Linha 20-Rosa deve ser construída em duas fases: a primeira abrangeria o trecho entre as estações Santa Marina e Saúde, com previsão de entrega para 2030 e capacidade de transportar 746,7 mil passageiros ao dia. A segunda etapa seria a construção até Santo André, com data de conclusão para 2040 e ampliando o uso para 1,3 milhão de pessoas.
O futuro ramal, caso se concretize de acordo com os planos, deve ter ligações com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás, do metrô, 7-Rubi e 10-Turquesa, da CPTM, e as futuras 6-Laranja, 19-Celeste e 22-marrom.
O Metrô, de acordo com o governo de São Paulo, já obteve a Licença Ambiental necessária para executar o projeto, bem como já foi elaborado o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) sobre a área que será afetada pelas obras. Ainda segundo a gestão Tarcísio, também já foram feitas audiências públicas em todos os municípios que fazem parte do projeto.
O projeto básico que foi autorizado pelo governo vai ajudar a definir os formatos e características dos túneis, das estações e pátios ao longo da linha. Esta fase de estudos compreende ainda o desenvolvimento dos projetos de arquitetura, inserção urbana, acabamento, comunicação visual e obra civil, além dos sistemas de alimentação elétrica e de telecomunicação, escadas rolantes e elevadores que farão parte da nova linha.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas se recuperam e perda de mais de R$ 152 milhões é anulada
2
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
3
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
4
A vida faraônica do herdeiro que torrou R$ 3 bi do patrimônio da família
5
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição