CEO da Nokia será substituído pelo chefe de IA da Intel
Publicado 10/02/2025 • 08:03 | Atualizado há 3 meses
UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas
“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna
Trump se concentra nas altas tarifas impostas à China antes das negociações comerciais
Maersk reduz perspectivas do mercado de contêineres devido às tensões tarifárias entre EUA e China
Inside India CNBC: a Índia parece pronta para um acordo com os EUA — mas a que custo?
Publicado 10/02/2025 • 08:03 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A Nokia, gigante finlandesa de equipamentos de telecomunicações, anunciou nesta segunda-feira que o CEO Pekka Lundmark deixará o cargo e será substituído por Justin Hotard, chefe de inteligência artificial e data centers da fabricante americana de chips Intel.
Lundmark, que ocupa o cargo de CEO da Nokia desde 2020, deixará a posição em 31 de março, segundo comunicado da empresa.
“Quero seguir em frente e atuar de uma forma diferente, como membro de conselhos de administração”, disse Lundmark, que tem mais de 20 anos de experiência liderando empresas de capital aberto.
Atualmente, Justin Hotard é vice-presidente executivo da Intel e gerente-geral do grupo de inteligência artificial e data centers da empresa, segundo o site da Intel. Ele assumirá o cargo de CEO da Nokia em 1º de abril.
Segundo a Nokia, Hotard já ocupou “vários cargos de liderança em grandes empresas de tecnologia” ao longo de mais de 25 anos, incluindo passagens pela Hewlett Packard e pela NCR Corporation.
“Estou animado para começar e ansioso para continuar a jornada de transformação da Nokia, maximizando seu potencial de crescimento e criação de valor”, disse Hotard.
“As redes são a espinha dorsal que impulsiona a sociedade e os negócios, possibilitando mudanças tecnológicas geracionais, como a que estamos vivenciando atualmente com a inteligência artificial”, acrescentou.
A presidente do conselho da Nokia, Sari Baldauf, afirmou que Hotard tem “um forte histórico de aceleração do crescimento em empresas de tecnologia, além de uma vasta experiência nos mercados de IA e data centers, que são áreas críticas para o crescimento futuro da Nokia”.
A mudança na liderança ocorre após a Nokia registrar grandes lucros em meio à recuperação do setor de telecomunicações de um período de baixa.
Em 2023, a empresa anunciou a demissão de até 14 mil funcionários devido à queda nos lucros, causada pela redução da demanda por seus equipamentos 5G na América do Norte.
No mês passado, a Nokia divulgou um aumento de 89% no lucro líquido de 2024, impulsionado pelo crescimento das vendas na Índia e na América do Norte nos últimos três meses do ano.
Baldauf destacou que Lundmark assumiu a empresa “em um momento difícil da história da Nokia” e que deixará o cargo “com nosso mais alto respeito”.
“Sob sua liderança, a Nokia restabeleceu sua posição de liderança tecnológica em redes 5G e construiu uma forte presença em redes core nativas da nuvem”, afirmou.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
Saiba quem foi Leão XIII e como ele inspira o novo papa
Europa quer acabar com as importações de gás russo. Aliados de Moscou na UE dizem que é um “erro grave”
Itaú Unibanco tem lucro líquido gerencial de R$ 11,128 bi no 1º tri, alta de 13,9% em um ano
Putin deseja sucesso ao Papa Leão XIV e espera por laços 'construtivos'