Entenda o que são tarifas e como elas afetam o comércio internacional
Publicado 11/02/2025 • 18:09 | Atualizado há 3 meses
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Jim Cramer diz que políticos não devem esquecer que ‘acionistas são um grupo de interesse’
Ações da Super Micro despencam após fabricante de servidores divulgar resultados financeiros preliminares fracos
Snap, do Snapchat, tem crescimento acima do esperado no primeiro trimestre
Publicado 11/02/2025 • 18:09 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Siderúrgica
Reprodução Unsplash.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem desde o início de seu mandato anunciando tarifas que afetam o comércio internacional.
Essas tarifas são impostas diretamente a alguns países, como China, México e Canadá, ou aplicadas sobre produtos, como o aço e o alumínio, podendo afetar até mesmo o Brasil.
Na segunda-feira, Trump assinou um decreto que impõe tarifas de 25% em todo o aço importado pelos EUA.
Mas o que são essas tarifas? Por que Trump resolveu criar novas tarifas, e qual poder ele tem para fazer isso?
Tarifa alfandegária é o nome dado a uma taxa aplicada a um produto fabricado no exterior e importado para o país.
Ela é usada como uma maneira de proteger a indústria nacional da concorrência de produtos vindos de outros países, além de controlar o comércio internacional.
Quando um produto importado de fora do país é comprado, um valor deve ser pago ao governo. Esse valor pode ser calculado de três principais formas:
O governo federal de um país é o responsável pela criação e administração das tarifas. Cada país tem órgãos que atuam nessa área; no Brasil, a Receita Federal é quem cuida desses tributos, aplicando os valores e fiscalizando a entrada dos produtos em território brasileiro.
Tarifas podem ser diminuídas, acrescidas e até mesmo criadas pelo governo federal de um país. Os motivos podem ser econômicos ou políticos.
O objetivo da tarifa pode ser proteger a indústria nacional, retaliar um país, encarecendo seus produtos (justificativa usada por Trump para as tarifas sobre produtos chineses) ou arrecadar mais recursos para financiar o governo.
Por outro lado, governos economicamente mais ortodoxos podem reduzir tarifas de importação em busca de um mercado mais aberto a produtos vindos do exterior.
A Organização Mundial do Comércio foi uma entidade criada na década de 1990 para regulamentar e facilitar o comércio internacional.
A OMC trabalha para garantir condições justas para a negociação entre países, e um de seus objetivos é impedir a imposição de tarifas, além de buscar a redução gradual desses impostos.
Em suas reuniões, a entidade impõe limites tarifários que os países devem ter. Os valores variam para cada setor do comércio internacional.
Quando há um aumento tarifário considerado injusto, abusivo ou acima do limite imposto pela OMC para o setor, o país prejudicado pode recorrer à organização contra aquela tarifa.
Apesar da OMC não ter jurisdição para aplicar multas, a entidade pode punir o país por meio de medidas como:
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings