Trump liga para Putin e Zelensky para tentar negociar fim da guerra
Publicado 12/02/2025 • 16:23 | Atualizado há 2 meses
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 12/02/2025 • 16:23 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e com Volodymy Zelensky, da Ucrânia, nesta quarta-feira (12). Os dois países estão em guerra desde 2022, quando as forças russas invadiram o território ucraniano.
Trump afirmou que a conversa com Putin foi “longa e muito produtiva” e que os dois concordaram em iniciar negociações “imediatamente” para pôr fim à guerra na Ucrânia.
“Concordamos em trabalhar juntos, muito de perto, incluindo visitas às nossas respectivas nações”, disse o presidente americano em uma mensagem na rede Truth Social.
“Queremos acabar com as milhões de mortes que estão ocorrendo na guerra entre Rússia e Ucrânia. Ambos acreditamos firmemente nisso”, escreveu Trump.
Dmitri Peskov, porta-voz do governo russo, confirmou que houve uma conversa entre Trump e Putin.
O líder russo teria dito que quer encontrar uma “solução de longo prazo” para o conflito na Ucrânia por meio de de “diálogos de paz”.
“O presidente Putin mencionou a necessidade de abordar as causas fundamentais do conflito e concordou com Trump que é possível encontrar uma solução de longo prazo através de diálogos de paz”, disse Peskov.
Segundo ele, os dois chefes de Estado concordaram que “chegou a hora de trabalhar juntos para todos os países” e que haverá outros contatos.
Logo após falar com Putin, Trump fez uma chamada para Zelensky, da Ucrânia. Os dois conversaram sobre as “possibilidades de alcançar a paz” no país.
“Conversamos longamente sobre as possibilidades de alcançar a paz”, afirmou Zelensky na rede social X, acrescentando que o presidente Trump compartilhou com ele “detalhes da conversa com Putin”.
Além de falarem sobre a Ucrânia, Trump e Putin conversaram sobre a situação no Oriente Médio, o tema nuclear iraniano e as relações econômicas russo-americanas, de acordo com Peskov.
Os líderes mencionaram “os assuntos relacionados ao intercâmbio de cidadãos entre a Rússia e os Estados Unidos”.
A Rússia libertou esta semana Marc Fogel, um americano preso desde 2021 na Rússia por ter importado cannabis para uso médico, segundo ele.
Os EUA aceitaram em troca a libertação do russo Alexandre Vinnik, especialista em informática acusado de múltiplos crimes relacionados à plataforma de troca de criptomoedas BTC-e, indicou uma autoridade americana, que pediu anonimato.
O governo ucraniano informou que logo após a chamada entre Trump e Putin, o republicano ligou para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e os dois conversaram sobre as “possibilidades de alcançar a paz” no país.
“Conversamos longamente sobre as possibilidades de alcançar a paz”, afirmou Zelensky no X, acrescentando que o presidente Trump compartilhou com ele “detalhes da conversa com Putin”.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
The Economist chama Alexandre de Moraes de 'juiz superstar' que divide opiniões
Aprovação de Trump na economia cai para o nível mais baixo de sua carreira presidencial, aponta pesquisa da CNBC
Bolsonaro tem alteração de pressão arterial e segue internado na UTI, diz boletim médico
De hambúrguer de algas marinhas a granola: o que são os alimentos 'reutilizados'?
Putin anuncia 'trégua de Páscoa' na Ucrânia, a pausa mais longa em 3 anos de conflito