Fundador do TikTok lidera lista dos mais ricos da China pela primeira vez
Publicado 12/11/2024 • 19:21 | Atualizado há 5 meses
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Discord é processado por procurador de New Jersey por ferramentas de segurança infantil
Administração Trump ameaça proibir Harvard de matricular estudantes estrangeiros
Publicado 12/11/2024 • 19:21 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Fachada ByteDance
Divulgação/ByteDance
O fundador da ByteDance, Zhang Yiming, foi apontado pela primeira vez como a pessoa mais rica da China, segundo uma lista compilada pelo Instituto de Pesquisa Hurun.
A ByteDance é conhecida pelo aplicativo TikTok, que possui mais de um bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. Segundo a Hurun, os lucros da empresa cresceram cerca de 30% no ano passado.
A China tem 1.094 pessoas com patrimônio acima de 5 bilhões de yuans (R$ 3,98 bilhões), uma queda de 12% ou 147 pessoas em comparação com o ano anterior, segundo a pesquisa da Hurun. A riqueza combinada desses empreendedores somou US$ 3 trilhões, 10% a menos que no ano passado.
O número de bilionários no país caiu em 142, para 753, em relação ao ano anterior — uma queda de mais de 30% em comparação com o recorde de 1.185 em 2021.
“A lista de ricos da China da Hurun encolheu pelo terceiro ano consecutivo, algo sem precedentes, devido ao ano difícil para a economia e os mercados de ações chineses”, disse Rupert Hoogewerf, presidente do relatório Hurun e principal pesquisador.
A lista atual é predominantemente composta por empreendedores dos setores de tecnologia, eletrônicos de consumo e novas energias, áreas que substituíram o setor imobiliário, anteriormente dominante, observou Hoogewerf.
“As histórias das pessoas na Lista de Ricos da China da Hurun contam a história da economia chinesa”, afirmou.
Hoogewerf também apontou que a nova geração de empreendedores chineses é mais internacional do que seus antecessores, citando como Zhang, da “a byteByteDance, globalizou o TikTok, e Huang, da Pinduoduo, elevou a Temu como um hub global de comércio eletrônico.
Mais lidas
Governo Trump anuncia taxas para navios chineses atracando em portos dos EUA
EUA e Itália concordam em não discriminar ou taxar serviços digitais e empresas de tecnologia
Onde o 'Made in China 2025' falhou
Paris Hilton diz que quer 'construir a próxima Disney' com sua empresa de mídia
FMI não espera uma recessão este ano, apesar das tarifas