Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Rússia e EUA negociam fim da guerra na Ucrânia, mas Europa não chega a um acordo
Publicado 18/02/2025 • 08:41 | Atualizado há 11 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 18/02/2025 • 08:41 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
O enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, o Secretário de Estado Marco Rubio, o Conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz, o Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Príncipe Faisal bin Farhan al-Saud, o Conselheiro de Segurança Nacional Mosaad bin Mohammad al-Aiban, o conselheiro de política externa do presidente russo, Yuri Ushakov, e o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participam de uma reunião no Palácio Diriyah de Riad em 18 de fevereiro de 2025.
Evelyn Hockstein / POOL / AFP
Autoridades russas e norte-americanas realizam nesta terça-feira (18) sua primeira reunião formal em anos, ao se encontrarem na Arábia Saudita para discutir as bases de negociações sobre o fim da guerra na Ucrânia.
O encontro entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, iniciado nesta manhã, marca a primeira reunião formal entre altos diplomatas dos dois países desde janeiro de 2022. Naquela ocasião, o então secretário de Estado Antony Blinken e Lavrov se encontraram em Genebra, poucas semanas antes da invasão russa à Ucrânia.
Leia também:
O enviado dos EUA, Steve Witkoff, e o assessor de Segurança Nacional, Mike Waltz, participam da reunião, enquanto Lavrov está acompanhado do assessor do Kremlin, Yury Ushakov, segundo a mídia estatal russa. Não há previsão de um encontro privado entre Rubio e Lavrov.
A reunião de alto nível acontece depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na semana passada que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram em iniciar negociações para encerrar a guerra na Ucrânia, que já dura três anos.
Ambos os lados parecem minimizar as expectativas sobre os resultados deste primeiro encontro. A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, disse a jornalistas na segunda-feira (17) que a reunião em Riad foi organizada para “determinar se os russos talvez estejam falando sério e se estão na mesma sintonia”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou ainda que o encontro servirá para discutir a restauração das relações bilaterais e “preparativos para possíveis negociações de paz na Ucrânia”, além de um futuro encontro entre Trump e Putin, segundo declarações traduzidas pela NBC News.
Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano da Rússia, também integra a delegação russa em Riad, sinalizando que Moscou deseja enfatizar os benefícios econômicos de uma reaproximação.
Falando a veículos de comunicação russos nesta terça-feira (18), Dmitriev estimou que “empresas dos EUA perderam cerca de US$ 300 bilhões ao deixarem a Rússia”. Segundo ele, “o impacto econômico sobre vários países tem sido enorme, e acreditamos que a solução passa por negociações”, afirmou à agência Interfax.
Representantes da Ucrânia não estarão presentes nas negociações em Riad, conforme informou o governo de Kiev. Aliados europeus também permanecem excluídos das conversas, pelo menos por enquanto.
A liderança ucraniana já alertou que não aceitará nenhum acordo de paz que vá contra seus interesses. Ao mesmo tempo, líderes europeus, durante a Conferência de Segurança de Munique no último fim de semana, advertiram que qualquer acordo fechado sem sua participação não terá eficácia.
Na segunda-feira, líderes europeus realizaram uma reunião de emergência em Paris, na qual concordaram sobre a necessidade de um aumento expressivo nos gastos com defesa. No entanto, não chegaram a um consenso sobre o envio de tropas de manutenção da paz à Ucrânia como parte de um plano para o pós-guerra.
O Reino Unido declarou estar disposto a enviar tropas de manutenção da paz para a Ucrânia, mas afirmou que os EUA precisariam garantir um “apoio de retaguarda” para a operação. Dinamarca e França sinalizaram disposição para considerar o envio de soldados ao país.
Outros países, incluindo alguns dos maiores apoiadores da Ucrânia, como Polônia e Alemanha, demonstram cautela. O chanceler alemão, Olaf Scholz, criticou abertamente a ideia, chamando-a de “completamente prematura” e “altamente inadequada”. Já os líderes da Itália, Espanha e Noruega se mostraram mais céticos quanto à proposta.
Ansioso para manter uma relação próxima com o presidente Trump, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, deve se encontrar com o líder norte-americano na próxima semana. Enquanto isso, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que conversou com Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, após a reunião de emergência.
“Queremos uma paz forte e duradoura na Ucrânia. Para isso, a Rússia precisa encerrar sua agressão, e essa solução deve ser acompanhada por garantias de segurança sólidas e credíveis para os ucranianos. Caso contrário, há o risco de este cessar-fogo ter o mesmo destino dos Acordos de Minsk. Vamos trabalhar nisso com todos os europeus, americanos e ucranianos. Esse é o ponto-chave”, declarou Macron na plataforma X.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
Amazon fecha parceria com Roku e amplia oferta de canais gratuitos no Fire TV
5
West Ham aceita vender Paquetá ao Flamengo, mas faz uma exigência; veja qual