CNBC
Imagem de painéis solares - Energia Solar

CNBCExecutivos do setor solar alertam que ataque de Trump às renováveis pode causar crise energética e disparar preço da luz

Mundo

Ministro diz que orçamento da França para 2026 será uma tarefa ‘desafiadora’

Publicado 18/02/2025 • 09:09 | Atualizado há 6 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O ministro da Economia da França, Eric Lombard, disse à CNBC que elaborar o orçamento de 2026 para a segunda maior economia da zona do euro será uma tarefa 'desafiadora'.
  • Isso ocorre após a aprovação do plano financeiro de 2025 pelos legisladores no início deste mês, depois de várias tentativas turbulentas que quase levaram à queda do governo.
  • A França traçou uma trajetória para reduzir seu déficit público, com o objetivo de atingir 5,4% do PIB nacional em 2025 e de cair abaixo de 3% em 2029, disse Lombard.
Eric Lombard, ministro da Economia e Finanças da França.

Eric Lombard, ministro da Economia e Finanças da França.

Foto: Jacques Paquier - Eric Lombard via Wikimedia

O ministro da Economia da França, Eric Lombard, disse à CNBC que elaborar o orçamento de 2026 para a segunda maior economia da zona do euro será uma tarefa ‘desafiadora’. Isso ocorre após a aprovação do plano financeiro de 2025 pelos legisladores no início deste mês, depois de várias tentativas turbulentas que quase levaram à queda do governo.

A França traçou uma trajetória para reduzir seu déficit público, com o objetivo de atingir 5,4% do PIB nacional em 2025 e de cair abaixo de 3% em 2029, disse Lombard. Segundo as regras de gastos da União Europeia, os países membros devem manter seus déficits abaixo de 3% do PIB.

“2026 será um orçamento muito desafiador, porque continuaremos a reduzir o déficit e a ficar abaixo, claro, de 5,4%, e provavelmente abaixo de 5%”, disse o ministro à CNBC na segunda-feira (17), observando que a meta final ainda não havia sido definida.

“Vamos dialogar com todos os partidos políticos e trabalhar com os sindicatos e empregadores para alcançar um consenso sobre as principais políticas essenciais para o país. Também vamos identificar áreas onde podemos fazer ajustes, permitindo uma redução nos gastos em 2026”, afirmou.

A ausência de um orçamento e a instabilidade política mais ampla da França afetaram os mercados nos últimos meses. Lombard admitiu um “impacto negativo no crescimento”, mas expressou esperança de que os investidores retornem à França.

O desempenho econômico do país encolheu com uma contração de 0,1% no quarto trimestre, após um crescimento de 0,4% nos três meses anteriores.

O Banco da França prevê um modesto aumento de 0,1% a 0,2% no PIB nacional no primeiro trimestre, com expectativas de aumento nos serviços de mercado e no setor de energia, segundo a sua última pesquisa mensal de negócios.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia francesa cresça 0,8% ao longo do ano de 2025.

Reforma da aposentadoria

Agora que o orçamento foi finalizado, o foco voltou para o destino das discussões sobre a polêmica — e altamente contestada — reforma da aposentadoria de 2023 do presidente francês Emmanuel Macron, que busca aumentar gradualmente a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, a fim de manter o sistema solvente.

O novo primeiro-ministro da França, François Bayrou, sinalizou que a legislação poderia voltar à pauta, o que serviria como um teste de realidade para quem acompanha os esforços da França para conter seus déficits.

“Eu confio totalmente nos representantes dos trabalhadores e dos empregadores”, disse Lombard à CNBC. “Eles sabem que sua responsabilidade é encontrar ajustes… E têm três meses para fazer isso. Estou confiante de que podem chegar a um acordo sobre isso, e se chegarem a um acordo, claro, isso será colocado diante do parlamento, esperamos que seja transformado em lei ainda este ano.”

A Fitch Ratings adotou um tom negativo no início deste mês sobre uma possível revogação da legislação.

“Qualquer retrocesso na reforma poderia desfazer parte da consolidação fiscal planejada a médio prazo e seria moderadamente negativo para as perspectivas fiscais de médio prazo, em nossa opinião. As despesas relacionadas à aposentadoria da França estão entre as mais altas da União Europeia”, alertou a Fitch Ratings em uma nota de 10 de fevereiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo