Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Grupo de mídia de Trump processa nos EUA o ministro Alexandre de Moraes
Publicado 19/02/2025 • 15:18 | Atualizado há 4 meses
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 19/02/2025 • 15:18 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
A empresa de mídia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble apresentaram, nesta quarta-feira (19), uma ação judicial por suposta “censura” contra o ministro brasileiro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação foi apresentada em um tribunal federal de Tampa, no estado da Flórida, horas depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro por atentar contra o Estado democrático de direito e liderar a organização que cogitou um plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevistas concedidas em janeiro à imprensa americana, Bolsonaro pediu que Trump interviesse contra Moraes, responsável por investigá-lo.
Assim, com o processo, Trump se solidariza com Bolsonaro, um de seus grandes aliados no continente. Ambos têm problemas com a Justiça, acusados de ter tentado alterar os resultados após suas derrotas eleitorais em 2020 e 2022, respectivamente.
O Trump Media & Technology Group (TMTG), de propriedade do magnata republicano e que administra sua plataforma Truth Social, e a Rumble acusam Moraes de “censurar” as vozes da direita nas redes sociais.
Na ação, consideram que o ministro extrapola suas competências por “censurar o discurso político legítimo nos Estados Unidos, minando proteções constitucionais fundamentais consagradas na Primeira Emenda”, que protege a liberdade de expressão.
Argumentam que as ordens de Moraes, que obrigam as plataformas a suspender algumas contas, violam a liberdade de expressão nos Estados Unidos e excedem sua jurisdição.
As ordens determinam, em caso de descumprimento, multas diárias de cerca de 9 mil dólares (51,4 mil reais) e o possível fechamento das plataformas.
Embora a Truth Social não tenha sido diretamente afetada pelas restrições brasileiras, alega que poderia ser prejudicada porque depende da tecnologia da Rumble.
Com a ação judicial, pedem que a aplicação das decisões de Moraes seja impedida nos Estados Unidos.
Em 2024, o ministro já enfrentou o X bloqueando a rede social no Brasil até que seu proprietário, Elon Musk, cumpriu as ordens de suspensão de contas, o que considerou necessário para proteger a democracia brasileira.
Bolsonaro, de 69 anos, foi acusado principalmente dos crimes de “golpe de estado” “tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito” e “organização criminosa armada” para impedir a posse de Lula após as eleições de 2022.
O ex-presidente, inabilitado até 2030, nega as acusações e, assim como Trump, se considera perseguido pela Justiça.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings