CNBC Inflação do Japão atinge máxima de 2 anos e reforça argumentos por alta de juros

Mundo

Kremlin diz ‘concordar plenamente’ com governo dos EUA sobre a Ucrânia

Publicado qui, 20 fev 2025 • 12:17 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias

Cido Coelho

KEY POINTS

  • O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (20) que "concorda plenamente" com a administração dos Estados Unidos depois que o presidente Donald Trump instou seu homólogo ucraniano a "agir rápido" para encerrar o conflito.
  • Trump tem feito repetidas investidas diplomáticas em direção ao Kremlin, aproximando-se de Vladimir Putin enquanto lança ataques contra o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, apertam as mãos durante um encontro em Helsinque, Finlândia, em 16 de julho de 2018.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, apertam as mãos durante um encontro em Helsinque, Finlândia, em 16 de julho de 2018.

REUTERS/Kevin Lamarque/

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (20) que “concorda plenamente” com os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump pedir ao líder ucraniano que “aja rápido” para encerrar o conflito.

Trump tem feito repetidas investidas diplomáticas em direção ao Kremlin, aproximando-se de Vladimir Putin enquanto lança ataques contra o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Em uma publicação contundente na quarta-feira, Trump chamou Zelensky de “ditador” e repetiu argumentos do Kremlin sobre vários aspectos do conflito, aprofundando uma divisão que tem causado preocupação na Europa.

“Eles (o governo Trump) falam sobre a necessidade de estabelecer a paz o mais rápido possível e de fazê-lo por meio de negociações”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas.

“Já mencionamos que essa posição nos é mais favorável do que a da administração anterior e que, nesse ponto, concordamos plenamente com o governo americano”, afirmou Peskov.

O porta-voz russo também disse que os dois países concordaram em retomar o diálogo sobre todas as questões, incluindo trocas de prisioneiros, após autoridades dos dois lados se reunirem na Arábia Saudita na terça-feira.

“Foi decidido começar a retomar o diálogo russo-americano em todos os parâmetros”, declarou Peskov.

Desde que assumiu o cargo no mês passado, Trump tem rompido com a política externa tradicional dos Estados Unidos, condicionando o apoio à Ucrânia ao acesso a seus minerais raros e encerrando a estratégia de seu antecessor, Joe Biden, de isolar a Rússia.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo