Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA: senadora alerta para demissões e riscos ao sistema bancário
Publicado 21/02/2025 • 09:44 | Atualizado há 11 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 21/02/2025 • 09:44 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Joshua Qualls/Governor’s Press Office via Wikimedia
Em resposta a um pedido da senadora Elizabeth Warren, a Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC) irá revisar a recente decisão do presidente Donald Trump de demitir mais trabalhadores da agência de fiscalização.
Apoiado pela administração Trump, Elon Musk e seu grupo de consultoria, o Departamento de Eficiência Governamental, reduziram o quadro de funcionários da FDIC em cerca de mil empregados até o momento deste ano, por meio de ofertas de compra e demissões de funcionários em período de experiência, conforme relatórios. As demissões adicionais faziam parte de um esforço maior para reduzir a burocracia federal.
A FDIC já está severamente subdimensionada, o que, segundo Warren, D-Mass., “ameaça a estabilidade do sistema bancário”, afirmou em uma carta enviada em 10 de fevereiro à Inspetora Geral Jennifer Fain, e compartilhada exclusivamente com a CNBC. Os senadores Raphael Warnock, D-Ga., Chris Van Hollen, D-Md., e Lisa Blunt Rochester, D-Del., também assinaram a carta.
Fain respondeu aos legisladores em uma carta datada de 19 de fevereiro, também compartilhada exclusivamente com a CNBC, dizendo que “os efeitos e impactos completos sobre a estrutura e missão da FDIC devido à paralisação de contratações, renúncias adiadas e qualquer reestruturação ainda precisam ser observados.”
Além disso, Fain afirmou: “Nós adaptaremos nosso trabalho de supervisão para entender melhor e determinar o efeito das mudanças recentes e seu impacto na FDIC, a fim de manter a estabilidade e a confiança no sistema bancário do país.”
Em uma declaração de quinta-feira, Warren afirmou estar “satisfeita” que o Inspetor Geral da FDIC revisará as ameaças à estabilidade do sistema bancário causadas pelas recentes ofertas de compra, demissões e rescisões de empregos para examinadores bancários e outros funcionários da FDIC, promovidas pela administração Trump.
“Essas demissões ameaçam a confiabilidade e integridade do seguro de depósitos federal e inibem a capacidade da FDIC de garantir a estabilidade e a confiança que sustentam o sistema bancário de nossa nação”, afirmou.
Na carta inicial a Fain, os senadores afirmaram que a falta de pessoal contribuiu diretamente para a falência do Signature Bank em março de 2023.
A escassez de examinadores “levou a uma série de atrasos na supervisão, exames cancelados ou adiados, e problemas de controle de qualidade na supervisão do Signature”, dizia a carta.
“A lição aprendida nesse caso foi que a falta de policiais em campo pode ameaçar a segurança e a solidez do sistema bancário e representar riscos para o Fundo de Seguro de Depósitos”, afirmou a carta.
O incidente marcou a maior falência bancária nos EUA desde a crise financeira de 2008, sendo uma das maiores falências bancárias da história dos EUA. O fechamento inesperado também gerou uma ampla preocupação entre os consumidores sobre seus depósitos, seus bancos e o sistema bancário.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Uber Black e Comfort atualizam lista de carros para 2026; confira novas regras
4
Dívida pública do Brasil: por que ela importa para empresas, investidores e gestores
5
Apple se alia ao Google Gemini para reinventar a Siri com inteligência artificial