Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em festa do PT, Lula prevê crescimento de 3,8% do PIB e diz estar ‘mais vivo e forte do que nunca’
Publicado 22/02/2025 • 15:39 | Atualizado há 10 meses
Europa vê disparada de investimentos privados em tecnologia de defesa
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Um ano após o ambicioso plano de IA do Reino Unido, implementação da infraestrutura foi um sucesso?
Por que comprar a Berkshire foi, segundo Warren Buffett, o seu maior erro?
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 22/02/2025 • 15:39 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Festa de 45 anos do PT
Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que está “mais vivo e forte do que nunca”. Lula discursou na festa de aniversário de 45 anos do PT, no Rio de Janeiro.
“Quero dizer aos que acham que podem destruir o PT e a integridade de um homem, que eu estou mais vivo e forte do que nunca. E, quem quiser nos derrotar, vai ter que ir para o lugar onde a gente mais sabe combater, que é nas ruas, conversando com homens e mulheres, porque a gente não veio de forma temporária. A gente veio para mudar a história do Brasil”, disse.
Em discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar projeções de crescimento do mercado e afirmou que o PIB deve crescer 3,8% em 2024 conforme projeções do Banco Central.
“Em 2023, enquanto o mercado previa um ‘pibzinho’ de 0,8%, nos tivemos um PIB quatro vezes maior, de 3,2%. Em 2024, o crescimento da economia deve ser ainda maior, possivelmente de 3,8% segundo o Banco Central. Esse dinamismo é resultado de diversos fatores”, disse.
Lula lembrou que, ao sair do governo em 2010, deixou uma economia que crescera 7,5% naquele ano e que o último crescimento de 3% antes do seu terceiro governo haviam sido sob Dilma Rousseff.
Ele atribuiu os bons números da economia ao trabalho do governo, mas especialmente do ministro da economia, Fernando Haddad, a quem atribuiu o déficit fiscal de 0,09% do PIB.
O presidente citou retomada de investimentos em infraestrutura e da atividade produtiva, a expansão do mercado de trabalho, e politicas sociais e de inclusão. Neste ponto, o presidente da República prometeu voltar à “fome zero” no País até 2026.
Lula voltou a contar o passo a passo do acidente em que bateu a cabeça no banheiro e afirmou que os dias seguintes foram os mais delicados de sua vida, com médicos dizendo que ele poderia ter entrado em coma e morrido.
“Chegaram a dizer que eu poderia morrer por causa disso e, graças a Deus, ontem eu fui fazer exame e Lulinha está 100% curado da cabeça, de cabeça nova, limpa. Ontem eu fiz todos os exames que um ser humano tem o direito de fazer”, disse Lula à plateia formada por cerca de 3 mil militantes do PT.
Lula citou a perseguição a Getúlio Vargas e João Goulart e repetiu o que disse quando preso: que não trocaria dignidade por liberdade. Segundo ele, a elite do País “não suporta” o PT porque o partido foi o responsável por mais de R$ 300 bilhões em investimentos para políticas sociais e de inclusão.
“Se não fossem as nossas políticas de inclusão social e eles (elite) estivessem governando esse país, esse dinheiro iria para as mãos dos mesmos que sempre governaram. Quero dizer, em alto e bom som, que vamos cuidar dos mais pobres, do povo trabalhador, dos empreendedores, dos pequenos, de quem precisa do estado. É para isso que o PT veio, para isso que nasceu”, disse Lula.
Na sequência ele teceu elogios à presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman e disse que, agora, a bola da vez é a primeira dama Janja da Silva. “Para me atingirem, atacam a Janja”, afirmou Lula, para em seguida agradecê-la. “Graças a Deus, tenho uma mulher com quem converso sobre política”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou insatisfação com seus ministros. Lula disse que nem mesmo o primeiro escalão do Executivo conhece as ações de seu governo. Essa falta de informação, segundo ele, reduz a capacidade dos militantes petistas de defender sua gestão.
“Cabe ao governo fazer as coisas corretas e dar as informações para vocês. Porque o governo que não dá informações, às vezes não tem como militante defender. E eu sei que nós não demos informações. Eu fiz uma reunião ministerial faz mais ou menos 20 dias. Eu descobri na reunião que o ministério do meu governo não sabe o que nós estamos fazendo. Se o ministério não sabe, o povo muito menos”, declarou o presidente da República.
O petista afirmou que a oposição usa a mentira como arma, e que o País tem uma extrema-direita radicalizada que precisa ser enfrentada. Também disse que é preciso enaltecer a democracia sem bravatas. Lula afirmou que defenderá esse regime “em qualquer lugar do planeta Terra”. Segundo ele, 2026 será o ano para “derrotar a mentira” no Brasil e no mundo.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Mega da Virada: quanto custa a aposta com mais chances de ganhar?
4
Exército brasileiro vai investir em sistema de defesa antiaérea para interceptação de drones e mísseis de cruzeiro
5
R$ 41 bilhões parados: clientes do Banco Master só devem receber do FGC em 2026