Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Um mês de Trump no poder nos EUA: o que aprendemos e o que esperar?
Publicado 28/02/2025 • 12:34 | Atualizado há 4 meses
Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas
EUA suspendem restrições a software de chips para a China em sinal de trégua comercial
Publicado 28/02/2025 • 12:34 | Atualizado há 4 meses
Getty Images
A eleição de Donald Trump trouxe grandes expectativas para os mercados de risco. Desde novembro, após a confirmação de vitória do atual presidente, o S&P500, principal índice representativo da Bolsa americana, valorizou 7% – uma alta bastante expressiva. Mas o que subiu muito no boato perdeu um pouco de ímpeto no fato: nos primeiros 30 dias após a posse, a alta acumulada foi de 0,8%.
Na comparação histórica, foi uma estreia dentro da média. Dos últimos 10 mandatos presidenciais no país, 5 tiveram desempenho inferior ao atual no primeiro mês, como vemos no gráfico a seguir. Dois deles foram os primeiros meses dos dois mandatos de George W. Bush filho, um período marcado pelo estouro da bolha das pontocom e pela crise das hipotecas subprime.
Mas, para a maioria das pessoas, Bolsa de valores não é um investimento de curto prazo. Nos últimos 40 anos, o S&P500 entregou mais de 49,7% de valorização nos quatro anos de mandato de todos os presidentes, com exceção do período de governo de George W. Bush filho, marcado pela bolha das pontocom e pela crise das hipotecas subprime. Um investimento no índice desde o início do mandato de Bush (pai), até o fim do governo Biden, significaria um retorno de 20,4x, mesmo mantendo o valor investido nos piores anos de crise.
Independentemente do nome na Casa Branca, a tendência da bolsa americana foi de crescimento, apoiada na evolução da própria economia americana e mostrando que a melhor estratégia para o longo prazo é investir consistentemente e evitar tomar decisões precipitadas. Pense nisso quando achar que é cedo ou tarde demais para começar a investir.
Mais lidas
Wise lança produto com rendimento em euro, dólar e libra e anuncia Brasil como hub na América Latina
Partidos vão ao STF para garantir suspensão do IOF
Brasileiro ganhará uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood
Musk obtém permissão para usar turbinas movidas a gás para alimentar supercomputador Grok
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia