Mercedes-Benz testa bateria de estado sólido que pode rodar até 1.000 km com única carga
Publicado 27/02/2025 • 18:00 | Atualizado há 3 meses
Trump anuncia negociações comerciais entre EUA e China em Londres na próxima semana
Empresa de criptomoedas dos gêmeos Winklevoss abre pedido confidencial de IPO
Trump considera se livrar de seu Tesla após desentendimento com Elon Musk
Em meio a preocupações com tarifas, Walmart busca clientes mais jovens
Governo suíço propõe novas regras de capital rigorosas em grande golpe para o UBS
Publicado 27/02/2025 • 18:00 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Mercedes-Benz startet Straßentests des ersten Fahrzeugs mit Festkörperbatterie Mercedes-Benz starts road testing first solid-state-battery vehicle
A Mercedes-Benz deu um passo importante na evolução dos veículos elétricos ao iniciar os primeiros testes de estrada com sua nova bateria de estado sólido. A tecnologia promete ser mais segura, leve e eficiente, garantindo até 25% mais autonomia em comparação às baterias convencionais.
Integrada a uma versão modificada do sedã elétrico EQS, a bateria pode permitir que o carro percorra até 1.000 km com uma única carga.
Os testes começaram em fevereiro de 2025 e são resultado de uma parceria entre a Mercedes-Benz e sua divisão de alta performance Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), responsável pelo desenvolvimento de motores para a Fórmula 1. O projeto também conta com a colaboração da Factorial Energy, empresa norte-americana especializada em baterias de estado sólido.
Diferente das baterias tradicionais de íons de lítio, a nova tecnologia utiliza eletrólito sólido no lugar do líquido, o que reduz riscos de superaquecimento e aumenta a eficiência energética. Além disso, a célula de estado sólido permite o uso de um ânodo de lítio-metal, que pode elevar a densidade de energia para até 450 Wh/kg, aumentando significativamente a capacidade da bateria sem aumentar seu peso.
A Mercedes-Benz desenvolveu e patenteou um sistema inovador que inclui um suporte flutuante para as células da bateria, permitindo que os materiais se expandam e contraiam durante o carregamento e descarregamento. Esse mecanismo conta com atuadores pneumáticos, que ajudam a controlar essas variações de volume, otimizando o desempenho e prolongando a vida útil da bateria.
Veja algumas fotos do automóvel:
A bateria foi instalada em uma versão adaptada do Mercedes-Benz EQS, mantendo todas as funcionalidades do modelo original. Antes de chegar às ruas, a tecnologia passou por testes laboratoriais rigorosos em Stuttgart, Alemanha, no final de 2024.
Com os primeiros testes de estrada iniciados em fevereiro de 2025, a montadora agora busca validar o desempenho da bateria em condições reais de uso. Segundo Markus Schäfer, CTO da Mercedes-Benz Group AG, o avanço reforça o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade:
“Desenvolver uma bateria de estado sólido em escala automotiva é um marco importante. Estamos entusiasmados em iniciar os testes de estrada e obter insights fundamentais para sua futura produção em larga escala.”
Siyu Huang, CEO da Factorial Energy, destacou que a nova bateria representa um divisor de águas para a indústria. “Ser os primeiros a integrar uma bateria de lítio-metal de estado sólido em um veículo de produção é um marco histórico. Esse avanço mostra que essa tecnologia já saiu dos laboratórios e chegou à aplicação real.”
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Best of Blues and Rock reúne grandes bandas no Ibirapuera
BC publica regras para evitar fraudes por empresas no Pix automático
Porque a Inteligência Artificial não pode substituir o médico
Segundo maior diamante do país é descoberto em Minas Gerais
Lula afirma que acordo com UE será assinado antes do Brasil deixar presidência do Mercosul