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Transporte

Mercedes-Benz testa bateria de estado sólido que pode rodar até 1.000 km com única carga

Publicado 27/02/2025 • 18:00 | Atualizado há 3 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Mercedes-Benz deu um passo importante na evolução dos veículos elétricos ao iniciar os primeiros testes de estrada com sua nova bateria de estado sólido.
  • A tecnologia promete ser mais segura, leve e eficiente, garantindo até 25% mais autonomia em comparação às baterias convencionais.
  • Integrada a uma versão modificada do sedã elétrico EQS, a bateria pode permitir que o carro percorra até 1.000 km com uma única carga.

Mercedes-Benz startet Straßentests des ersten Fahrzeugs mit Festkörperbatterie Mercedes-Benz starts road testing first solid-state-battery vehicle

A Mercedes-Benz deu um passo importante na evolução dos veículos elétricos ao iniciar os primeiros testes de estrada com sua nova bateria de estado sólido. A tecnologia promete ser mais segura, leve e eficiente, garantindo até 25% mais autonomia em comparação às baterias convencionais.

Integrada a uma versão modificada do sedã elétrico EQS, a bateria pode permitir que o carro percorra até 1.000 km com uma única carga.

Os testes começaram em fevereiro de 2025 e são resultado de uma parceria entre a Mercedes-Benz e sua divisão de alta performance Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), responsável pelo desenvolvimento de motores para a Fórmula 1. O projeto também conta com a colaboração da Factorial Energy, empresa norte-americana especializada em baterias de estado sólido.

Tecnologia inovadora

Diferente das baterias tradicionais de íons de lítio, a nova tecnologia utiliza eletrólito sólido no lugar do líquido, o que reduz riscos de superaquecimento e aumenta a eficiência energética. Além disso, a célula de estado sólido permite o uso de um ânodo de lítio-metal, que pode elevar a densidade de energia para até 450 Wh/kg, aumentando significativamente a capacidade da bateria sem aumentar seu peso.

A Mercedes-Benz desenvolveu e patenteou um sistema inovador que inclui um suporte flutuante para as células da bateria, permitindo que os materiais se expandam e contraiam durante o carregamento e descarregamento. Esse mecanismo conta com atuadores pneumáticos, que ajudam a controlar essas variações de volume, otimizando o desempenho e prolongando a vida útil da bateria.

Veja algumas fotos do automóvel:

Primeiros testes e próximos passos

A bateria foi instalada em uma versão adaptada do Mercedes-Benz EQS, mantendo todas as funcionalidades do modelo original. Antes de chegar às ruas, a tecnologia passou por testes laboratoriais rigorosos em Stuttgart, Alemanha, no final de 2024.

Com os primeiros testes de estrada iniciados em fevereiro de 2025, a montadora agora busca validar o desempenho da bateria em condições reais de uso. Segundo Markus Schäfer, CTO da Mercedes-Benz Group AG, o avanço reforça o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade:

“Desenvolver uma bateria de estado sólido em escala automotiva é um marco importante. Estamos entusiasmados em iniciar os testes de estrada e obter insights fundamentais para sua futura produção em larga escala.”

Siyu Huang, CEO da Factorial Energy, destacou que a nova bateria representa um divisor de águas para a indústria. “Ser os primeiros a integrar uma bateria de lítio-metal de estado sólido em um veículo de produção é um marco histórico. Esse avanço mostra que essa tecnologia já saiu dos laboratórios e chegou à aplicação real.”

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