Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifas de Trump podem ter um impacto significativo nas economias do Canadá e do México
Publicado 06/03/2025 • 14:52 | Atualizado há 4 meses
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Fabricantes de chips obtêm maiores créditos fiscais no último ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump
No Reino Unido, êxodo milionário representa mais problemas para o Partido Trabalhista
Um acordo básico é a melhor esperança da Europa nas negociações comerciais com os EUA, dizem fontes à CNBC
Americanos lutam contra a ansiedade da demissão: isso deixa os trabalhadores ‘se esgotarem mais rápido’, dizem os especialistas
Publicado 06/03/2025 • 14:52 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Reprodução
As tarifas recentemente impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o México e o Canadá podem ter um “impacto significativo” nas economias dos dois aliados próximos dos EUA, alertou a diretora de comunicações do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira (6).
Desde seu retorno ao cargo em janeiro, Trump introduziu tarifas abrangentes contra vários dos principais parceiros comerciais dos EUA.
No início desta semana, ele impôs uma tarifa de 25% sobre a maioria dos bens vindos do México e do Canadá, citando a falha desses países em combater o comércio ilícito de opioides sintéticos.
Falando com jornalistas durante uma coletiva de imprensa em Washington nesta, a diretora de comunicações do FMI, Julie Kozack, disse que não estava claro quanto tempo as tarifas atuais contra o Canadá e o México durarão.
No entanto, ela alertou: “Se sustentadas, o impacto das tarifas dos EUA no Canadá e no México pode ser esperado para ter um impacto econômico adverso significativo nesses países, dada sua forte integração e exposição ao mercado dos EUA.”
Além das tarifas existentes, Trump também prometeu introduzir tarifas recíprocas em 2 de abril, impondo a parceiros comerciais as mesmas barreiras tarifárias e não tarifárias que eles impõem aos Estados Unidos ao mesmo tempo, em que ameaçou adicionar novos impostos sobre outras importações, incluindo semicondutores e automóveis.
Muitos economistas alertam que essas tarifas terão um efeito econômico negativo tanto sobre os Estados Unidos quanto sobre seus parceiros comerciais, desacelerando o crescimento e aumentando os preços.
No entanto, Trump e sua equipe econômica argumentam que o conjunto completo de políticas oferecidas que inclui mudanças fiscais e desregulamentação energética equilibrará o que eles consideram ser relações comerciais injustas dos EUA e aumentará o fornecimento de bens produzidos internamente, aliviando as pressões sobre os preços e impulsionando o crescimento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Xpeng desafia a guerra de preços dos carros elétricos na China com vendas estáveis; Tesla e concorrentes locais tentam acompanhar
BC confirma ataque hacker à prestadora de tecnologia, mas nega que seus sistemas foram afetados; prejuízo, ainda incerto, pode chegar a R$ 1 bi
Brasil 2030: "Educação faz com que a relação de consumo seja mais democrática", diz presidente do Procon-RJ
Trump volta a atacar Powell e diz que presidente do Fed deveria renunciar