Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump ameaça Rússia com sanções e tarifas caso não pare de atacar a Ucrânia
Publicado 08/03/2025 • 09:19 | Atualizado há 10 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 08/03/2025 • 09:19 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a Rússia na sexta-feira (7) com sanções e tarifas, caso o país persista em rejeitar a paz e continuar atacando a Ucrânia. No entanto, afirmou que, para ele, é ‘mais fácil’ lidar com Moscou do que com Kiev.
“Considerando a intensificação dos ataques da Rússia à Ucrânia no campo de batalha neste momento, estou cogitando seriamente aplicar sanções financeiras em grande escala e tarifas à Rússia até que um cessar-fogo seja alcançado e um acordo de paz definitivo seja firmado”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
Um pouco mais tarde, assegurou, no entanto, que considera “francamente mais difícil lidar com a Ucrânia” e que “pode ser mais fácil lidar com a Rússia”.
Os Estados Unidos também suspenderam o acesso de Kiev às imagens de satélite comerciais adquiridas por Washington, informou a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial.
As forças ucranianas usam essas imagens para rastrear a mobilização das forças russas e avaliar os danos após os ataques.
A Ucrânia foi alvo na madrugada de sexta-feira de um ataque combinado de pelo menos 58 mísseis e 194 drones russos, de acordo com o exército ucraniano.
Para combatê-los, Kiev utilizou caças franceses Mirage 2000 que a França entregou no mês passado e que, segundo o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, “funcionaram muito bem”.
Zelensky, cujo conflito verbal na semana passada em um encontro com Trump na Casa Branca levou os Estados Unidos a suspender a ajuda militar a Kiev, voltou a pedir uma trégua dos ataques aéreos.
“Os primeiros passos para estabelecer uma paz real deveriam ser forçar a única fonte desta guerra, ou seja, a Rússia, a pôr fim a tais ataques”, escreveu na plataforma X (antigo Twitter), pedindo uma “proibição” do uso de “mísseis, drones de longo alcance e bombas” aéreas.
Zelensky também pediu “a paz o mais rápido possível” e afirmou que seu país está trabalhando “intensamente” com os Estados Unidos com esse objetivo.
A força aérea ucraniana anunciou a derrubada de pelo menos 134 alvos, entre eles 34 mísseis e 100 drones.
Durante a noite, ouviram-se alertas aéreos em todo o país e houve danos e feridos em várias regiões.
Cinco pessoas ficaram feridas em Kharkiv (nordeste) e o prefeito da cidade, Igor Terekhov, disse que uma mulher foi “resgatada viva entre os escombros”.
Em Ternopil (oeste), segundo o governador da província, Vyacheslav Negoda, “os mísseis atingiram uma instalação industrial crítica” sem causar vítimas.
Também foram registrados danos na região de Odessa (sul), como o incêndio de três edifícios residenciais e de “infraestrutura crítica”.
Paralelamente, segundo a mídia e os observadores, a situação das forças ucranianas se deteriorou na parte que ocupam da província russa de Kursk, que Kiev quer utilizar como moeda de troca em negociações futuras.
Uma semana após o desentendimento entre Trump e Zelensky na Casa Branca, a Ucrânia terá que enfrentar a suspensão da ajuda militar americana, incluindo a troca de inteligência.
Diante das dúvidas sobre o futuro do apoio militar americano à Europa, os 27 líderes da União Europeia anunciaram na quinta-feira um plano chamado ReArm Europe que tem como objetivo mobilizar 800 bilhões de euros (4,97 trilhões de reais) para aumentar as capacidades de defesa do bloco.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
West Ham aceita vender Paquetá ao Flamengo, mas faz uma exigência; veja qual
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
Banco Master: PGR investiga fraude em fundo que investiu R$ 300 milhões no Atlético-MG
5
Flamengo x Corinthians na Supercopa Rei 2026: quanto custam os ingressos para o jogo?