Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump ameaça Rússia com sanções e tarifas caso não pare de atacar a Ucrânia
Publicado 08/03/2025 • 09:19 | Atualizado há 6 meses
Nvidia supera resultados financeiros com aumento de 56% na receita do data center
Estadunidenses viajam à Europa para comprar artigos de luxo e evitar tarifas de importação dos EUA
Lego registra receita recorde no primeiro semestre, impulsionada por flores e carros de corrida
OpenAI anuncia melhorias no ChatGPT para prevenir riscos de suicídio após ação judicial
SpaceX retoma testes do Starship após falhas explosivas
Publicado 08/03/2025 • 09:19 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a Rússia na sexta-feira (7) com sanções e tarifas, caso o país persista em rejeitar a paz e continuar atacando a Ucrânia. No entanto, afirmou que, para ele, é ‘mais fácil’ lidar com Moscou do que com Kiev.
“Considerando a intensificação dos ataques da Rússia à Ucrânia no campo de batalha neste momento, estou cogitando seriamente aplicar sanções financeiras em grande escala e tarifas à Rússia até que um cessar-fogo seja alcançado e um acordo de paz definitivo seja firmado”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
Um pouco mais tarde, assegurou, no entanto, que considera “francamente mais difícil lidar com a Ucrânia” e que “pode ser mais fácil lidar com a Rússia”.
Os Estados Unidos também suspenderam o acesso de Kiev às imagens de satélite comerciais adquiridas por Washington, informou a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial.
As forças ucranianas usam essas imagens para rastrear a mobilização das forças russas e avaliar os danos após os ataques.
A Ucrânia foi alvo na madrugada de sexta-feira de um ataque combinado de pelo menos 58 mísseis e 194 drones russos, de acordo com o exército ucraniano.
Para combatê-los, Kiev utilizou caças franceses Mirage 2000 que a França entregou no mês passado e que, segundo o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, “funcionaram muito bem”.
Zelensky, cujo conflito verbal na semana passada em um encontro com Trump na Casa Branca levou os Estados Unidos a suspender a ajuda militar a Kiev, voltou a pedir uma trégua dos ataques aéreos.
“Os primeiros passos para estabelecer uma paz real deveriam ser forçar a única fonte desta guerra, ou seja, a Rússia, a pôr fim a tais ataques”, escreveu na plataforma X (antigo Twitter), pedindo uma “proibição” do uso de “mísseis, drones de longo alcance e bombas” aéreas.
Zelensky também pediu “a paz o mais rápido possível” e afirmou que seu país está trabalhando “intensamente” com os Estados Unidos com esse objetivo.
A força aérea ucraniana anunciou a derrubada de pelo menos 134 alvos, entre eles 34 mísseis e 100 drones.
Durante a noite, ouviram-se alertas aéreos em todo o país e houve danos e feridos em várias regiões.
Cinco pessoas ficaram feridas em Kharkiv (nordeste) e o prefeito da cidade, Igor Terekhov, disse que uma mulher foi “resgatada viva entre os escombros”.
Em Ternopil (oeste), segundo o governador da província, Vyacheslav Negoda, “os mísseis atingiram uma instalação industrial crítica” sem causar vítimas.
Também foram registrados danos na região de Odessa (sul), como o incêndio de três edifícios residenciais e de “infraestrutura crítica”.
Paralelamente, segundo a mídia e os observadores, a situação das forças ucranianas se deteriorou na parte que ocupam da província russa de Kursk, que Kiev quer utilizar como moeda de troca em negociações futuras.
Uma semana após o desentendimento entre Trump e Zelensky na Casa Branca, a Ucrânia terá que enfrentar a suspensão da ajuda militar americana, incluindo a troca de inteligência.
Diante das dúvidas sobre o futuro do apoio militar americano à Europa, os 27 líderes da União Europeia anunciaram na quinta-feira um plano chamado ReArm Europe que tem como objetivo mobilizar 800 bilhões de euros (4,97 trilhões de reais) para aumentar as capacidades de defesa do bloco.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Fintechs da Faria Lima atuavam como “banco paralelo” em lavagem de dinheiro; veja empresas investigadas
Fraude nos combustíveis que envolve alvos na Faria Lima movimentou R$ 52 bilhões
EXCLUSIVO: Brasil pode se tornar o maior mercado do mundo para veículos elétricos, diz CEO da Scania
REAG Investimentos anuncia Dario Tanure como novo CEO após criação de conselho consultivo
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria