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Começar o dia com um café da manhã saudável está se tornando um luxo caro nos EUA; entenda

Publicado 08/03/2025 • 18:30 | Atualizado há 22 horas

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Redação CNBC

Foto: Pexels

Os consumidores estão mudando suas rotinas matinais, mostram dados recentes. Isso ocorre enquanto os preços de ovos e café, dois pilares do café da manhã nos EUA, permanecem em níveis recordes. O preço dos ovos nos EUA subiu 53% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados mais recentes do Bureau of Labor Statistics.

Alicia Love geralmente compra os grãos mais populares para o Coffee Labs Roasters em um contrato anual com seu importador de café. Mas, no final do ano passado, os preços estavam tão altos que ela decidiu esperar o mercado se estabilizar.

Em vez disso, os preços subiram ainda mais. Com os estoques diminuindo, ela assinou uma ordem de compra para um fornecimento de três meses, esperando que os preços logo diminuam.

Decisões difíceis no mercado do café

“Na época, pensei: deveríamos esperar para assinar este novo contrato?”, disse Love, dona do negócio em Tarrytown, Nova York, à CNBC. “Agora estou arrependida por não ter feito isso antes.”

O contrato inicial custaria a Love cerca de 4 dólares por saco, que contém entre 130 e 152 libras, dependendo da variedade. O contrato de três meses que ela acabou de assinar foi fechado por cerca de 5 dólares por saco.

O custo crescente do café vem em um momento em que os preços dos ovos também estão subindo, sem previsão de queda. Ambos os produtos são pilares do café da manhã americano, que sempre foi uma das refeições mais acessíveis, seja em casa ou fora. Com a rápida escalada dos preços, os consumidores estão mudando seus hábitos, e os negócios correm para se adaptar.

Um aumento rápido

No último relatório do índice de preços ao consumidor, dados do Bureau of Labor Statistics mostraram que o preço dos ovos nos EUA subiu 53% em relação ao ano anterior. No entanto, o ritmo dos aumentos tem sido acelerado. De dezembro a janeiro, o custo médio de uma dúzia aumentou 15%, segundo dados do FRED. Na semana encerrada em 3 de março, um aumento de 7% em relação à semana anterior elevou os preços médios para acima de 8 dólares (cerca de 40 reais) por dúzia, segundo o JPMorgan Chase.

Enquanto a produção de ovos sofre com um surto devastador de gripe aviária, que resultou no abate de milhões de galinhas, alguns afirmam que a consolidação da indústria está agravando o problema. Na sexta-feira (7), o Wall Street Journal relatou que o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação sobre possíveis práticas antitruste que podem estar em jogo.

Impactos globais no mercado de café

O café, por outro lado, também está atingindo preços recordes. Uma seca no Brasil, que afetou a produção, é a principal responsável. Nos últimos 12 meses, os preços futuros mais do que dobraram. No mês passado, os preços do café na Intercontinental Exchange ultrapassaram 4 dólares por libra pela primeira vez na história.

“Espero que tenhamos estabilidade no mercado. É muito desafiador lidar com a volatilidade, e os consumidores terão dificuldades com isso”, disse Andrew Blyth, gerente de operações de comércio de café na Royal New York. “Não dá para mudar os preços do cardápio todo mês, especialmente para algo tão… rotineiro como o café.”

Os consumidores entenderam a mensagem. O Morgan Stanley afirmou, em uma nota divulgada na quarta-feira (5), que sua pesquisa sobre o sentimento do consumidor sinalizou a primeira leitura negativa desde junho de 2024. Isso vai ao encontro da pesquisa da Universidade de Michigan de fevereiro, que mostrou que os consumidores esperam que a inflação piore no curto prazo.

Repercussões no hábito de tomar café da manhã

O café da manhã como um todo já estava pesando no bolso dos consumidores nos últimos anos, segundo Robert Byrne, diretor sênior de pesquisa de consumo no segmento de serviços de alimentação da Technomic.

“Falando de café da manhã de forma mais ampla, nos últimos anos, vimos as classificações de acessibilidade para cadeias de estilo familiar (IHOP, Cracker Barrel, Denny’s, etc.) sob maior pressão do que o relatado em outros segmentos de restaurantes”, disse Byrne, em uma entrevista.

Isso fez com que os frequentadores mudassem seu comportamento, disse Byrne.

“O café da manhã é o mais fácil de substituir por algo simples feito em casa ou até mesmo de pular completamente”, disse Byrne. Ele acrescentou que uma pesquisa recente da Technomic descobriu que, em média, os consumidores usam algum tipo de serviço de alimentação para o café da manhã cerca de 1,2 vezes por semana.

“Com a inflação impactando todos os consumidores – mesmo os frequentadores mais endinheirados estão reduzindo a frequência – a ideia é que os consumidores estão pulando outros tipos de ocasiões e, em vez disso, economizando para um gasto no fim de semana, que provavelmente é um jantar”, disse ele.

A pesquisa da Technomic também mostra que os consumidores estão deixando de lado pedidos de café da manhã mais rotineiros em opções de serviço rápido como Dunkin’ ou McDonald’s. Byrne disse que, quando vão agora, é muitas vezes um pedido por impulso ou um substituto para um gasto em um restaurante.

Lucros sob pressão

O impacto está sendo sentido em toda a indústria de restaurantes. A Dine Brands, controladora do IHOP, viu suas ações recuarem mais de 13% este ano e suas ações atingiram a mínima de 52 semanas na quarta-feira (5), após fornecer uma perspectiva decepcionante para 2025. A maioria dos analistas consultados pela FactSet mantém uma classificação de manutenção.

“Para o IHOP… estamos esperando uma inflação de custos entre baixa a média de um dígito para o ano. E isso é realmente principalmente – é realmente impulsionado pelos ovos”, disse Vance Chang, diretor financeiro da Dine Brands, na teleconferência de resultados da empresa. “Fora isso, acho que há alguns ventos contrários com bacon e café também.”

A Dine Brands espera que as vendas nas mesmas lojas do IHOP nos EUA fiquem na faixa de queda de 1% a aumento de 2% para o ano fiscal de 2025.

Enfrentando pressões semelhantes, Waffle House e Denny’s recentemente impuseram uma sobretaxa em itens do cardápio que contêm ovos, em vez de um aumento direto de preço. Byrne disse que tal movimento pode ser mais suportável para os consumidores porque se assume que a sobretaxa é um aumento temporário. O McDonald’s manteve a linha e disse que a empresa não implementará uma sobretaxa para ovos.

“Minha impressão é que os consumidores podem apreciar que é notado como uma sobretaxa temporária, em vez de um aumento de preço generalizado, já que isso implica que os preços retornarão quando a situação mudar”, disse Byrne. “Por outro lado, imprimir cardápios é caro e um operador pode não estar em posição de fazê-lo rapidamente.”

As ações de restaurantes tiveram desempenho muito inferior ao do mercado no último ano. O McDonald’s é uma exceção, com um ganho de 10% no último ano, mas as ações do Denny’s despencaram mais de 55% e as do Cracker Barrel caíram 38% no mesmo período.

O impacto das tarifas

Mais notícias ruins podem estar a caminho para os amantes de café. Love, do Coffee Labs, disse que alguns cafés descafeinados atravessam a fronteira dos EUA várias vezes e podem ser impactados por tarifas propostas.

Ela explicou que, se um torrador utilizar um método de lavagem para descafeinar o café, a água da montanha usada no processo vem do México, mas os grãos pré-torrados podem ser enviados ao Canadá para processamento. Isso significa que as tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump sobre o México e o Canadá podem adicionar uma nova camada de pressão sobre os preços.

“Esse custo será repassado ao longo de toda a cadeia”, disse Love. “A tarifa do Canadá fará com que o café descafeinado fique ainda mais caro, além do preço já elevado.”

Blyth não tem tanta certeza de que o café descafeinado será afetado pela política comercial da Casa Branca, mas destacou que ainda há falta de clareza.

“Até agora, não acreditamos que esse produto sofrerá uma tarifa, mas ainda não temos certeza. Esperamos que haja mais orientações nos próximos dias para ajudar a lidar com as incertezas”, disse Blyth.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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