Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifas dos EUA sobre aço e alumínio preocupam Brasil
Publicado 12/03/2025 • 10:31 | Atualizado há 5 meses
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
EUA e UE detalham tarifas para automóveis, produtos farmacêuticos e outros setores
Reestruturação da Meta inclui redução de gastos massivos com talentos em inteligência artificial
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Publicado 12/03/2025 • 10:31 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Pixabay
O presidente Donald Trump implementou novas tarifas sobre a importação de aço e alumínio, afetando países como China, Canadá e Brasil. A decisão gerou reações no cenário internacional e levanta dúvidas sobre o impacto para a economia brasileira.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC — nesta quarta-feira (11), Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, analisou os efeitos da medida para o Brasil.
Ele explicou que a estratégia do governo norte-americano busca restringir importações e proteger a indústria local.
“A gente vê um cenário em que o Trump, antes de unir forças, quer medir forças. Essa é a estratégia do presidente na medida em que ele impõe taxas. E isso é importante que seja repetido: não estamos falando de aumentar impostos, estamos falando de manter os que já existem e trazer novos impostos. Ou seja, essa taxação extra de 25% e 50% é uma sobretaxa, uma taxa nova para segurar as importações de aço e alumínio”, afirmou Braga.
Segundo Braga, as medidas visam conter as exportações chinesas desses dois metais.
“Uma vez que a China exporta para o mundo todo, ela acaba beneficiando outros países que têm uma sobreoferta e passam a exportar mais para os Estados Unidos. Eles exportam bastante esses dois minérios da China, e isso nos permite ser o segundo maior exportador para os Estados Unidos. No que tange ao reflexo no Brasil, acredito que, comparado a outros países, os impactos são menores, embora saibamos da importância da Gerdau e de outras companhias que operam nos Estados Unidos”, completou Braga.
Ele acrescentou que, para mitigar impactos, o vice-presidente Geraldo Alckmin busca uma cota de exportação.
“Acho muito bem-vinda a iniciativa de buscar uma cota para que possamos continuar exportando pelo menos o volume que já exportamos, evitando que essa sobretaxa tenha um impacto muito grande. Mas outros setores também serão afetados, como o agronegócio, especialmente pivôs de irrigação, maquinário agrícola e a construção civil. São vários setores impactados porque, ao reduzirmos nossas exportações para os Estados Unidos, há uma entrada maior da China, o que retém a produção interna e ameniza esses impactos. A questão é: será que o Brasil, em relação a outros setores, terá uma superoferta desses dois metais, levando à redução dos preços e beneficiando outros setores? Essa é uma reflexão importante”, afirmou.
Sobre as possíveis reações do Brasil, Braga avaliou que as empresas podem buscar novos mercados.
“A reação automática das exportações brasileiras de aço e alumínio para os Estados Unidos será a busca por outros mercados, uma vez que a negociação política entre os dois países é muito difícil. Acredito que quem produz aço e alumínio no Brasil precisa considerar novas alternativas imediatamente, inclusive voltando-se para o mercado interno.”
Ele destacou ainda que a produção interna pode ser beneficiada. “Na medida em que o Brasil importa menos e mantém uma produção com um custo logístico menor, dificilmente as importações conseguirão competir com a produção interna em termos de preço. Por isso, vejo que, em vez de importar, o Brasil pode vender internamente, equilibrando o mercado e, de forma indireta, ajudando a conter a inflação”, finalizou Braga.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Fundo Rio Endowment apoia alunos de baixa renda em áreas de ciência e tecnologia
Donos da Camisaria Colombo são presos em operação contra fraude milionária ao sistema bancário
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros
Paramount ‘trola’ fãs ao exibir Missão: Impossível – O Acerto Final ‘de graça’ no YouTube; entenda